21 de abril de 2025
CidadeDestaques

Prefeitura de Manaus intensifica limpeza nos igarapés e reforça ações de conscientização na orla da cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou, neste domingo (13/4), mais uma grande operação de limpeza no igarapé do Gigante, nas proximidades da marina do Davi, zona Oeste da capital. Além disso, a ação integra o cronograma permanente de manutenção dos corpos hídricos da cidade e reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental e a qualidade de vida da população.

De acordo com o subsecretário de Operações da Semulsp, Jairo Santos, a operação é parte de um esforço contínuo determinado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, e pelo titular da pasta, Sabá Reis. “Esse trabalho não para”, afirmouSegundo ele, a equipe atua de ponta a ponta, da marina do Davi à Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara. “Recolhemos tudo que polui o rio, como garrafas PET, plásticos e resíduos sólidos. O que pode ser reaproveitado vai para cooperativas, enquanto o restante é encaminhado como rejeito ao aterro. Só hoje, retiramos cinco toneladas do igarapé do Gigante”, detalhou.

Além da limpeza, a ação teve um forte viés educativo. “A Semulsp não perde oportunidade”, destacou Santos“Esse é um ponto estratégico, com mais de cinco mil pessoas circulando por final de semana. Portanto, a orientação é clara: precisamos cuidar do rio, da cidade e das pessoas. E, para isso, contamos com a ajuda de todos”, completou.

Com cerca de sete quilômetros de extensão, o igarapé do Gigante cruza os bairros Redenção, Planalto, o complexo imobiliário Parque Mosaico, Lírio do Vale e Ponta Negra, até desaguar no rio Tarumã-Açú, afluente do rio Negro. Ao longo de seu percurso, o igarapé desempenha papel essencial no ecossistema urbano, razão pela qual as ações de preservação são fundamentais para a cidade.

Nesta operação, cerca de 100 agentes de limpeza e 20 educadores ambientais atuaram na retirada de resíduos sólidos do leito do igarapé e na conscientização de frequentadores e moradores. Conforme explicou o coordenador de limpeza da orla do rio Negro e igarapés da Semulsp, Marlon Chagas, os resíduos coletados são transportados para uma balsa e encaminhados ao Aterro Sanitário, assegurando a destinação ambientalmente adequada.

“Atualmente, temos uma grande força-tarefa atuando dentro do igarapé. Antigamente, retirávamos cerca de 700 toneladas por mês dos igarapés e rios de Manaus. No entanto, com a instalação das ecobarreiras, reduzimos esse volume quase pela metade. Hoje, são entre 250 e 300 toneladas por mês. Embora a prefeitura esteja fazendo sua parte, é essencial que a população também colabore”, enfatizou Chagas.

Quem passou pelo local aprovou a iniciativaPor exemplo, a dona de casa Lili Oliveira destacou a importância da limpeza para a saúde pública. “É muito importante. Afinal, estamos falando da nossa Amazônia, que é símbolo e patrimônio nosso”, disse.

Da mesma forma, a psicóloga Jucy elogiou a mobilização. “Atualmente, está muito bom aqui, cheio de universitários. Contudo, não pode ser só hoje. É preciso que todos venham mais vezes e colaborem com a prefeitura”, comentou.

Por fim, as ações da Prefeitura de Manaus incluem o fortalecimento da logística de resíduos por meio do sistema de transbordo. O principal ponto de apoio é a Estação de Transbordo da Ponte, localizada no Tarumã, onde os resíduos são pesados, monitorados e encaminhados com segurança. Vale ressaltar que a modernização dessa estrutura faz parte da estratégia municipal para tornar o sistema de limpeza mais eficiente e sustentável.

Leia mais

Repórter da Band quase tem celular furtado ao vivo na Faria Lima

Marcilon Souza

Homem com HIV é preso por estuprar adolescente após marcar encontro pelas redes sociais

Marcilon Souza

Caprichoso apresenta álbum e enche de orgulho a nação azul no Zeca Xibelão

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!