27.3 C
Manaus
17 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Prefeitura de Manaus interdita Catedral Metropolitana por risco de desabar mezanino

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), responsável pela Defesa Civil Municipal, e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), interditou a Catedral Metropolitana de Manaus por risco de desabamento do mezanino, após o deslocamento de uma pilastra.

A Defesa Civil foi notificada na noite de sexta-feira, 2/9, pela Arquidiocese de Manaus e pelo Instituto de Patrimonio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para avaliar a ocorrência. A equipe de engenharia da Defesa Civil esteve no local e imediatamente isolou a área afetada por apresentar riscos de desabamento. Na manhã desse sábado, 3, a equipe retornou ao local para uma nova avaliação e manutenção da interdição que inicialmente é de forma total.

“Desde ontem a nossa equipe técnica está monitorando a ocorrência, após ter sido acionada pela Arquidiocese e vimos que ela oferece risco por estar ancorando o mezanino da catedral. Solicitamos que a igreja realizasse o escoramento da coluna para que a interdição passe de total para parcial, restringindo apenas a área da coluna”, informou o secretário executivo da Defesa Civil, Fernando Júnior.

O engenheiro Wallace Rozendo, da Defesa Civil, disse que ainda é cedo para afirmar a causa do afastamento da pilastra. “A olho nu não tem como eu afirmar qualquer coisa nesse momento, precisamos de equipamentos para investigar a fundo a situação, por isso, se faz necessário o isolamento e a interdição do local, até que se tenha plena certeza do comprometimento do local ou não”, disse.

O Implurb esteve presente para realizar a interdição do local e notificar formalmente o pároco responsável pela igreja. “Nós recebemos uma solicitação da Defesa Civil para interditar aqui porque corre o risco do mezanino desabar, então viemos fazer a interdição para evitar que ocorra algum desabamento ou acidente, e vai ser dado um termo de interdição para o pároco para que ele tenha ciência que eventos só poderão ser realizados novamente depois que estiver tudo regularizado”, afirma Suzy Santo, fiscal do Implurb.

A igreja se comprometeu em ainda nesse sábado realizar o escoramento da coluna, permitindo assim atividades na igreja com a área do mezanino isolada.

Leia mais

Deputados Amom e Sidney Leite criticam PEC da Blindagem aprovada na Câmara

Matheus Valadares

PEC da Blindagem é aprovada na Câmara e limita prisões e processos contra parlamentares

Matheus Valadares

Generoso denuncia perseguição política de Roberto Cidade e defende liberdade de imprensa

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!