28.3 C
Manaus
28 de agosto de 2025
DestaquesEducação

Prefeitura de Manaus leva curso de espanhol avançado para a comunidade da RDS do Tupé

A Prefeitura de Manaus abriu, nesta segunda-feira, 26/6, o curso “Espanhol Voltado Para o Atendimento” para famílias da comunidade do Julião, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé. A capacitação, que tem 33 horas de duração, é realizada pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), e encerra no dia 3/7.

A diretora do Departamento de Capacitação da Espi, Jeânia Bezerra, explicou que a oferta do curso atende a uma indicação feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que administra a reserva, no Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC).

“É um curso voltado às pessoas da comunidade que atuam como guias para turistas que visitam essa região. Estamos trazendo o espanhol avançado, dando continuidade ao ensino desse idioma, iniciado aqui, no ano passado, facilitando a comunicação com o turista”, informou.

A realização do curso levou em conta que a necessidade de falar o idioma espanhol vem crescendo nos últimos anos, nos mais diversos setores. Atualmente, a língua espanhola é uma das mais faladas no mundo. Considerando apenas os falantes nativos, o espanhol está à frente do inglês, com aproximadamente 460 milhões de falantes, e depois do chinês, é a segunda língua do mundo por número de usuários e o segundo idioma de comunicação internacional.

O gestor da RDS Tupé, Marco Antônio Lima, destacou os benefícios do curso para a comunidade. “A gente imagina que isso vai impactar diretamente essas pessoas, algumas jovens, outras mais maduras, que tenham interesse em desenvolver o trabalho de condução de turistas na reserva, em trilha e outras atividades”, disse.

Uma das alunas, Gláucia Leite Farias, mora na comunidade do Julião e está participando do curso. “A prefeitura está de parabéns por trazer esse curso para nós aqui. Trabalho na praia da Lua, por lá passam muitos turistas e muitas vezes não conseguimos entender o que eles querem. Aprender outro idioma é fundamental”, concluiu.

Leia mais

Ana Paula Sena representa o Amazonas no Mundial Cadete de Judô 2025, na Bulgária

Matheus Valadares

Carlos Akapo, do Amazonas FC, é convocado para a seleção de Guiné Equatorial

Matheus Valadares

PEC da Impunidade: Câmara recua, mas tentativa de blindagem escancara prioridades do Congresso

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!