A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, na manhã desta quarta-feira, 30/10, o encerramento da campanha “Outubro Rosa”, no hall da secretaria, localizado na Avenida Maceió, na zona Centro-Sul. Na ocasião, houve um momento de reflexão sobre a campanha, com a presença de servidoras, chefes e responsáveis pelos setores da rede municipal de educação.
Ao longo deste mês, a Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS), da Semed, realizou uma programação alusiva ao tema “Saúde da mulher: desafios e perspectivas para o controle do câncer de mama”. As ações incluíram orientações com materiais informativos, distribuição de folders e conversas informais sobre a temática nos setores, com a participação de profissionais de educação física e enfermagem.
A campanha visa chamar a atenção da população e incentivar a realização de exames preventivos, como o autoexame e a ultrassonografia mamária, para que a doença seja detectada o mais precocemente possível e que se busque atendimento médico ao perceber possíveis sintomas de câncer de mama.
O secretário em exercício da Semed, Lourival Praia, destacou a preocupação da secretaria com a saúde das servidoras, ressaltando que o trabalho nessa área ocorre não apenas neste mês, mas durante todo o ano.
“O melhor caminho é a prevenção, que nos ajuda a disciplinar o momento certo para verificar isso. Precisamos de vocês (servidoras) não apenas no trabalho, mas também em suas famílias e na presença de seus filhos. Por intermédio da Semed, realizamos palestras e contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Posso afirmar que temos uma estrutura muito boa para facilitar a realização desses exames de prevenção de forma mais rápida. O que realmente importa é a prevenção. Precisamos que as servidoras tenham qualidade de vida e vivam da melhor forma possível”, comentou.
Para Wânia Braga, gerente da GDS, o trabalho realizado anualmente demonstra a preocupação da Semed com a saúde das servidoras, especialmente no que tange à qualidade de vida em todos os aspectos.
“Há um número significativo de servidoras acometidas por câncer de mama, principalmente na Semed, onde 82% dos servidores são mulheres. Daí a importância de chamar cada vez mais a atenção para essa campanha. As ações e atividades desenvolvidas ao longo do mês visam conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde, da alimentação e de manter os exames em dia, sempre priorizando a prevenção”, finalizou.
Com 34 anos de serviço na Semed, a assessora técnica do Departamento de Planejamento, Ivaneide Pinto de Andrade Silva, de 63 anos, não deixa de fazer seus exames anualmente. Para ela, a campanha reforça a necessidade de cuidados que as servidoras devem ter para uma vida saudável.
“Precisamos cuidar do nosso corpo, pois estamos suscetíveis a várias doenças, incluindo o câncer. Esse cuidado é essencial, e todas nós mulheres devemos fazer exames de prevenção anualmente, para detectar precocemente e evitar a fatalidade da perda da vida. Cuidar do corpo é fundamental, e este mês serve como um alerta para que possamos nos tratar com mais carinho. Vamos nos cuidar, porque a prevenção é tudo”, concluiu a servidora.