A Prefeitura de Manaus prossegue com o cronograma da etapa urbana da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Animal, que tem a meta de imunizar 255 mil animais na capital. Esta semana, as equipes de vacinadores e registradores que executam o serviço, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estão percorrendo 16 bairros de todas as zonas geográficas da cidade.
As equipes atuam em duplas (um vacinador e um registrador), de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h, em visitas casa a casa. Além disso, o CCZ está oferecendo a vacina em três pontos fixos: Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (rua Tupinambá, 119, Cidade Nova); no Centro de Convivência da Família e do Idoso (rua Barreirinha, 14, quadra 45, São José); e na sede do CCZ, onde a vacina fica disponível durante o ano todo, de segunda a sexta, de 8h às 16h.
O gerente do CCZ, Rodrigo Araújo, orienta os donos de cães e gatos sobre as boas condições de saúde do animal para receber o imunizante. “O animal também precisa ter, no mínimo, três meses. As nossas equipes estão preparadas para realizar o serviço e estão identificadas com uniforme oficial da campanha. É fundamental que os responsáveis pelos cães e gatos colaborem, recebendo bem esses profissionais, para que executem bem o seu trabalho. A vacina é obrigatória e é fundamental para dar proteção aos animais e aos seres humanos”, assinala o gerente.
Na zona Norte, os bairros que recebem a visita são Cidade de Deus, Aliança com Deus, Raio de Sol e Francisca Mendes. Na zona Sul de Manaus, os bairros contemplados são Betânia, Crespo, Morro da Liberdade, Santa Luzia, Educandos e Colônia Oliveira Machado.
Os bairros Coroado, Armando Mendes e Distrito Industrial, na zona Leste, também serão visitados pelas equipes do CCZ neste período. E, na zona Oeste, a força-tarefa concentra as ações no Tarumã-Açu (União da Vitória), comunidade São Pedro e Campos Sales.
O gerente do CCZ, Rodrigo Araújo, explica que o imunizante é disponibilizado durante o ano todo, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h, na sede do Centro de Controle de Zoonoses.
“É importante ressaltar o compromisso que os tutores devem ter com a saúde coletiva, protegendo seus animais com a vacina, que é obrigatória e deve ser recebida anualmente”, observa.
Cronograma
Zona Norte
25 a 27/9 – Cidade de Deus
28/9 – Aliança com Deus
29/9 – Raio de Sol
30/9 – Francisca Mendes
Zona Sul
27/9 – Morro da Liberdade
28/9 – Santa Luzia
29/9 – Educandos
30/9 – Colônia Oliveira Machado
Zona Leste
25 a 27/9 – Coroado
28 a 30/9 – Armando Mendes e Distrito Industrial
Zona Oeste
26 a 28/9 – Comunidade São Pedro
29/9 – Comunidade São Pedro / Campos Sales
30/9 – Campos Sales