1 de abril de 2025
CidadeDestaques

Prefeitura de Manaus tem alta de 45,4% em fiscalização de obras irregulares em fevereiro

Em fevereiro, a Prefeitura de Manaus, por meio do Implurb, aplicou 323 notificações.

Divulgação

Aumento nas notificações e irregularidades

Em fevereiro, a Prefeitura de Manaus, por meio do Implurb, aplicou 323 notificações. Esse número representa um aumento de 45,4% nas irregularidades verificadas pela Divisão de Controle (Dicon) e pela Gerência de Fiscalização de Obras (GFO). Comparando com o mesmo período de 2024, quando o Implurb registrou 222 ocorrências, percebe-se um crescimento significativo.

Multas e embargos em obras

No que diz respeito às obras, a GFO aplicou 38 multas, o que equivale a um aumento de 58,3% em relação às 24 penalidades do ano anterior. Além disso, a equipe de fiscalização também registrou um crescimento expressivo nos embargos, totalizando 40 casos este ano, contra 21 em 2024 — um salto de 90,4%. Do mesmo modo, as interdições aumentaram 33,3%, passando de nove no ano anterior para 12 em 2025.

Infrações e irregularidades em espaços públicos

Por outro lado, a Gerência de Fiscalização de Postura (GFP) também apresentou um crescimento considerável nas notificações. O número subiu de 121 para 154 em fevereiro deste ano, o que representa um aumento de 27%. Além disso, a GFP aplicou 11 multas, um acréscimo de 22% em relação às nove penalidades de 2024. Vale ressaltar que a maioria dos atendimentos esteve relacionada a obstruções de logradouros públicos e instalações irregulares de toldos e coberturas em áreas públicas, como calçadas e passeios.

Como fazer denúncias?

Para realizar denúncias, a população conta com algumas opções. Uma delas é o Disque Denúncia, disponível pelo telefone 3673-9305, de segunda a sexta, das 8h às 14h (exceto feriados e pontos facultativos). Outra alternativa é o número 161, disponível no mesmo horário, ou o e-mail disquedenuncia.implurb@manaus.am.gov.br.

Fiscalização contínua e pedido de apoio da população

As fiscalizações são realizadas pelas gerências da Dicon e atendem tanto a denúncias quanto a demandas de órgãos municipais e estaduais. Além disso, seguem uma rota diária pelas ruas da cidade, garantindo maior controle e eficiência nas ações.

Por fim, o diretor de Planejamento, Pedro Paulo Cordeiro, destacou a importância do envolvimento da população. Segundo ele, “sempre pedimos apoio da população para melhorar a urbanidade e o tecido urbano da cidade. Ninguém pode ocupar áreas públicas, construir ou obstruir calçadas e ruas. Isso impede o livre trânsito das pessoas e prejudica a todos.”

Leia mais

VÍDEO: Policial e motorista de apliticativo sequestram empresário no bairro Flores

Matheus Valadares

Amazonas enfrenta o Nacional na final do Barezão 2025

Matheus Valadares

Petrobras comprará R$ 450 milhões em créditos de carbono na Amazônia

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!