A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha, nesta quarta-feira, 27/9, na implantação de quase 30 metros de rede de drenagem superficial, confecção e implantação de meio-fio, sarjeta e canaleta na estrada da Vivenda Verde, bairro Tarumã-Açu, zona Oeste.
De acordo com o subsecretário de Obras Públicas da Seminf, Efrain Aragão, o trabalho realizado na via é completo, com a implantação, inicialmente, de uma nova galeria subterrânea, seguido pela implantação da rede de drenagem superficial, que dá o acabamento, evitando o acúmulo de água na pista e a formação de buracos ao longo da estrada.
“A durabilidade do pavimento está diretamente ligada ao serviço de drenagem superficial, porque é o meio-fio, a sarjeta e a canaleta que impedem que as águas invadam o pavimento e provoquem o desgaste e, consequentemente, a formação de buracos na via. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é que o serviço na estrada da Vivenda Verde seja executado com qualidade e de forma completa, uma vez que o fluxo de veículos na via é intenso, sobretudo nos feriados e finais de semana”, explicou o subsecretário.
Uma equipe com 12 servidores da Seminf atua na implantação do equipamento em trechos da via que foram danificados, para dar a vazão correta às águas das chuvas. Simultaneamente, 12 metros de canaleta de concreto para drenagem são implantados na estrada, com a função de evitar que a água se concentre na superfície. Para complementar o serviço, duas caixas coletoras estão em construção para o encaminhamento das águas das chuvas à galeria subterrânea.
Nas últimas semanas, todos os distritos de obras da Seminf estão intensificando os serviços de contenção e de melhoria das redes de drenagem superficial e profunda pela cidade, além da revitalização de ruas, desobstrução de bueiros, entre outras ações.