28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Prefeitura irá ofertar serviço de inserção de DIU de forma inédita na zona Rural de Manaus

O serviço de inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino) será ofertado pela Atenção Primária de forma inédita às mulheres que vivem na zona Rural de Manaus. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, na última terça-feira, 27/12, a implantação do serviço na Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Ephigênio Sales, localizada no quilômetro 42 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara).

 

A gerente de Atenção à Saúde do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Janiete Barbosa, informou que a inserção do dispositivo será iniciada em janeiro de 2023 e que a unidade terá, inicialmente, uma agenda prioritária para atender mulheres já rastreadas no território. O DIU de cobre é um método anticoncepcional de longa duração (até 10 anos) que não envolve a utilização de hormônios, com eficácia considerada superior aos demais contraceptivos.

 

“No momento, estamos implantando o serviço, organizando o fluxo de acolhimento das usuárias, o material e toda a estrutura necessária para que a equipe de saúde realize a inserção do DIU. Temos diversos médicos já capacitados para realizar o procedimento na rede, e esperamos ampliar a oferta do serviço para outras unidades da zona Rural ao longo do próximo ano”, disse a gerente.

 

Conforme Janiete, as mulheres interessadas em utilizar o método contraceptivo poderão buscar a unidade de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, portando RG, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS). Na ocasião, elas serão orientadas sobre as consultas e exames necessários para a inserção do DIU, e a data em que poderão retornar para realizar o procedimento.

 

A implantação do serviço na USFR Ephigênio Sales também contou com a participação da assistente social Neide Negreiros, técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa. “Essa ampliação é de extrema importância, pois facilitará o acesso das mulheres ao referido serviço, tendo em vista que essas usuárias não precisarão mais se deslocar até a zona urbana para serem atendidas”, relatou.

 

A chefe da Divisão, enfermeira Lúcia Freitas, explicou que a medida representa mais um avanço do município no cuidado com a saúde da mulher e o planejamento familiar.

 

“O objetivo principal dessas ações é contribuir com a redução da morbimortalidade materna, infantil e fetal, pois as mulheres poderão se prevenir de uma gravidez indesejada, principalmente se sua condição de saúde ainda representar uma possível gestação de risco. Então essa usuária é acolhida e orientada para que tenha sua segurança garantida no momento em que desejar engravidar”, pontuou Lúcia.

 

Ao longo do ano de 2022, de acordo com Lúcia, a Semsa desenvolveu diversas capacitações para habilitar os profissionais da rede a realizarem a inserção do Dispositivo Intrauterino, buscando ampliar o número de unidades que disponibilizam o serviço. Atualmente, 11 unidades da zona Urbana ofertam o serviço.

 

Veja a lista das unidades da Semsa que fazem inserção de DIU:

 

Zona Norte

 

– USF Armando Mendes (Rua Aragarças, s/nº, conjunto Manoa – Cidade Nova);

– USF Áugias Gadelha (Rua A, s/nº, conjunto Ribeiro Júnior – Cidade Nova) – a partir de 25/4;

 

Zona Leste

 

– USF Dr. José Avelino Pereira (Rua A, s/nº, conjunto Ribeiro Júnior – Cidade Nova);

 

Zona Sul

 

– USF Megumo Kado (Rua Inocêncio de Araújo, nº 51, Educandos);

– USF José Rayol dos Santos (Avenida Constantino Nery, s/nº, Chapada);

– UBS Theodomiro Garrido (Rua São José, s/nº, Colônia Oliveira Machado);

– Policlínica Castelo Branco (Rua do Comércio, s/nº, Parque Dez): atendimento prioritário para usuárias vinculadas à unidade;

 

Zona Oeste

 

– USF Deodato de Miranda Leão (Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória);

– USF Bairro da Paz (Avenida Esperança, nº 51, bairro da Paz);

– USF Ajuricaba (Avenida Leste, Alvorada);

– Ambulatório do Planejamento Familiar da Maternidade Moura Tapajóz (Avenida Brasil, nº 1.335, Compensa);

Leia mais

Mulher de 36 anos é morta a tiros em Manaus; marido é principal suspeito

Marcilon Souza

Oportunidade: Sine Manaus divulga 320 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22)

Marcilon Souza

Rússia ataca Ucrânia com míssil intercontinental criado para guerra nuclear

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais