Brincadeiras, informações e forte interação social marcaram a ação educativa de trânsito promovida, nesta terça-feira, 19/9, pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), no Instituto Adventista de Manaus (IAM). A atividade faz parte das ações em alusão à Semana Nacional do Trânsito, realizada até o próximo domingo, 24/9.
Com o auditório lotado, a equipe de Educação para o Trânsito do Instituto realizou um bate-papo com quase 400 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da unidade de ensino. As crianças responderam a perguntas básicas sobre regras de trânsito e tiraram dúvidas como o uso da cadeira conforto para crianças, cinto de segurança e ainda a obrigação do uso de capacete.
A gestora do IAM, professora Tânia Claudete Pinheiro, afirmou que uma das linhas de atuação do IMMU é acreditar na mudança e apresentar educação de trânsito às crianças é uma maneira de formar futuros motoristas.
“Com a educação ensinamos sobre direitos não só do motorista ou do condutor, mas também dos pedestres. Respeito é a palavra de ordem ao trabalhar com essas crianças. É o respeito ao conduzir um veículo, o respeito pela vida. E as crianças levam isso para casa e ainda influenciam os pais. Conhecemos muitas histórias de filhos corrigindo os próprios pais em algo que aprenderam na escola. Pode ser não passar no sinal vermelho, ultrapassar pelo lado correto da pista e tantas outras lições que as crianças aprendem. O IMMU tem papel transformador ao trabalhar tão bem a educação para o trânsito”, destacou a gestora.
Os alunos participaram das atividades oferecidas pelo setor de Educação que envolveram troca de informação sobre o respeito à faixa de pedestre, informações sobre luzes dos semáforos. Os alunos ainda foram orientados sobre a mensagem do ‘‘sinal da vida”, gesto do pedestre que deve anteceder a travessia, e que foi reforçado pelos educadores.
Para a chefe da Divisão de Educação no Trânsito do IMMU, Hanara Souza, o órgão cumpre sua missão de levar mensagens de trânsito seguro e sensibilizando a população para a importância de dialogar sobre o tema e rever cada atitude que podemos ter para salvar vidas.
“Este é mais um compromisso do IMMU, dar apoio a todas as atividades relacionadas à mobilidade urbana. Frisamos que informar as crianças sobre as regras de trânsito é de suma importância para melhorar a vida em sociedade”, ressaltou.
A Divisão de Educação do IMMU atende solicitações nas comunidades, empresas públicas e privadas e escolas para ministrar palestras e oferecer serviços de educação de trânsito. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail immu.educacao@gmail.com.