A Prefeitura de Manaus, por meio da Semulsp, reforçou nesta quinta-feira (20/3) as ações preventivas de limpeza e manutenção urbana. Além disso, equipes atuaram na poda de árvores, dragagem de igarapés, desobstrução de bueiros e remoção de resíduos, bem como promoveram conscientização ambiental. O objetivo é mitigar os efeitos das chuvas e evitar alagamentos, garantindo assim que a cidade esteja preparada para o inverno amazônico.
As equipes focaram em locais estratégicos, tais como Conjunto Tocantins, Cemitério Santa Helena, Feira do São José e Colônia Oliveira Machado, removendo árvores caídas ou em risco de queda. Por sua vez, o subsecretário da Semulsp, Altevir Moreira, destacou o trabalho contínuo de dragagem nos igarapés, incluindo áreas como Sapolândia, igarapé do 40 e Alameda Alphaville, com seis equipes mecanizadas e mais de 100 servidores envolvidos.
Ainda, a dragagem foi intensificada no igarapé do Mindu, na Alameda Alphaville, assim como em pontos estratégicos, por exemplo, o igarapé do 40, Parque Mauá e Conjunto João Bosco. Da mesma forma, a orla do rio Negro, nos bairros Aparecida e São Raimundo, recebeu reforço na limpeza, especialmente com a remoção de resíduos das lixeiras flutuantes na marina do Davi.
Além disso, a Semulsp desarticulou uma lixeira irregular na comunidade Meu Bem, Meu Mal, e também promoveu ações de conscientização ambiental no centro da cidade. Dessa forma, reforçou a importância do descarte correto de resíduos e do cumprimento dos horários de coleta.
Portanto, com essas medidas, a Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso com a segurança da população e com a continuidade das ações preventivas, visando minimizar os impactos das chuvas e manter a cidade limpa e estruturada.