25.3 C
Manaus
18 de maio de 2024
CidadeDestaques

Prefeitura reforça interdição da praia da Ponta Negra para banho devido baixa do rio Negro

Com a cota do rio Negro na marca de 15,34 metros nesta segunda-feira, 11/12, a Prefeitura de Manaus informa que a praia do complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste da capital, permanece interditada para banho. Decretada no dia 2 de outubro, em razão da extrema vazante que atinge o Estado, neste ano, a interdição tem validade de 90 dias e segue em vigor.

Apesar das 30 placas de sinalização de interdição e de barreira com cerquite, a comissão do complexo tem retirado das águas da praia pessoas que insistem em descumprir a medida. Os frequentadores seguem sendo orientados a não entrar na água. A retirada dos banhistas, que se colocam em risco não atendendo aos avisos, é feita com apoio da Guarda Municipal, com a equipe da base Oeste, no auxílio da orientação para a proibição de banho no balneário.

“Temos placas informativas, em destaque vermelho, espalhadas pela praia orientando sobre a proibição de uso para o banho, em diversos pontos da faixa de areia e nos acessos, e ainda tem a cerca. Mas, infelizmente, tem pessoas que insistem em não atender e se colocar em risco, inclusive com crianças. Pedimos, novamente, o apoio da população para respeitar a interdição até que a cheia do rio se normalize”, explicou o coordenador da comissão, Alberto Maciel.

A decisão de interditar a praia para o banho, em razão de segurança e de prevenção contra afogamentos, ocorre devido à proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões.

O prefeito assinou o decreto 5.697, no dia 2 de outubro, sobre a medida. A interdição considera as normas de uso da praia perene, definidas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela prefeitura junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), com órgãos municipais e estaduais signatários do compromisso, incluindo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM) e Polícia Militar (PM).

De acordo com a cláusula 1, parágrafo 3º, a “interdição automática do uso da praia ocorrerá sempre que os laudos e/ou relatórios a que se referem os parágrafos anteriores comprovarem que a praia encontra-se imprópria para o uso dos banhistas”.

A faixa de areia da praia da Ponta Negra está ampliada com a grande descida das águas e segue acessível para atividades esportivas e recreativas, assim como o funcionamento de todo o calçadão e demais estruturas do complexo.

El Niño

Com a atuação do fenômeno El Niño, que ocorre no oceano Pacífico Equatorial, traz para a Amazônia consequências no processo de vazante extrema, devido ao prolongamento e intensidade da seca.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com a Guarda Municipal, ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) reforçam os serviços de limpeza e higiene do calçadão e da praia perene.

Na última interdição por conta da seca dos rios, ocorrida em 2015, a praia foi interditada por medida de segurança quando o rio Negro ficou abaixo da cota de 16 metros, após análise, laudo e relatórios de órgãos responsáveis, comprovando que a mesma não se encontrava própria para banho, naquela época.

Leia mais

Copa do Brasil de Flag Football acontece neste fim de semana na Vila Olímpica de Manaus

Marcilon Souza

‘Jiquitaia’ sai na porrada com outra mulher por causa de ‘presente de Deus’, no interior do Am

Matheus Valadares

Tradicional ‘Baile Rosas de Maio’ reúne terceira idade e elege a rainha da 16ª edição

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais