26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Prefeitura reforça prevenção do câncer de colo de útero com capacitação em coleta de preventivo

Com a proposta de fortalecer a prevenção do câncer de colo de útero, a Prefeitura de Manaus está promovendo um curso de capacitação em coleta de exame preventivo para profissionais de saúde da Atenção Primária. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a programação iniciou no dia 1º/8, e teve sua segunda etapa nesta terça-feira, 8/8, na sede do Distrito de Saúde (Disa) Sul, no bairro São Francisco, zona Sul.

Ao todo, 25 profissionais do Disa Sul, entre médicos e enfermeiros, participaram da segunda etapa da formação. A primeira etapa reuniu trabalhadores do Disa Norte, e a programação segue ao longo deste mês com atividades voltadas aos profissionais dos Disas Leste, no dia 15; Oeste, no dia 22; e Rural, no dia 29. As atividades ocorrem pela manhã e à tarde, em unidades de saúde de cada distrito.

“Nosso objetivo é capacitar 200 médicos e enfermeiros em coleta de preventivo, reforçando a prevenção do câncer de colo de útero. Cada distrito terá dois momentos de formação, um agora com esta primeira turma, e em setembro com uma segunda turma”, antecipa a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Freitas.

O curso tem a participação de citologistas do Laboratório Municipal de Especialidades Professor Sebastião Ferreira Marinho, responsável pela avaliação dos exames coletados nas unidades de saúde da capital. A farmacêutica bioquímica citologista, Carolina Costa, assinala que a integração com os profissionais da atenção básica tem como objetivo uniformizar e aprimorar os procedimentos de coleta e avaliação.

“Essa interação é importante para os profissionais das unidades de saúde entenderem nossas dificuldades, e nós entendermos as deles, de forma a termos uma coleta de qualidade e o mais uniforme possível. Com isso buscamos a máxima excelência, tanto na qualidade dos exames quanto na rapidez do resultado”, pontua a citologista.

 Atividades

O conteúdo programático do curso inclui, entre outros temas, o papel do monitoramento dos cânceres de colo de útero e da mama, a qualidade das amostras citológicas do colo uterino, técnica de coleta e interpretação de resultados citopatológicos. A formação inclui ainda atividade prática com simulador pélvico.

Uma das participantes da segunda etapa, a enfermeira da USF S-25, Sabrina Gerbaldo, enfatizou a importância da formação para o trabalho das equipes de saúde.

“Esse curso nos permite aprender mais e saber se estamos realizando os procedimentos de forma correta. Acabamos ampliando os nossos conhecimentos com os nossos colegas, compartilhando ideias e situações vivenciadas no dia a dia”, aponta a servidora.

 Números

Em 2022, mais de 115 mil mulheres realizaram a coleta do exame preventivo nas unidades da rede municipal de saúde, conforme dados parciais de março deste ano, sendo 99 mil da faixa etária de risco, de 25 a 59 anos.

Também durante o ano passado, 2,4 mil colposcopias e 1 mil biópsias do colo do útero foram realizadas em Manaus para investigar lesões identificadas durante o preventivo.

Leia mais

Polícia busca jovem desaparecido no bairro Compensa

Marcilon Souza

Policial que atirou em mulher é solto após audiência de custódia

Marcilon Souza

Porto privativo oferece novas oportunidades de emprego em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais