24.3 C
Manaus
4 de abril de 2025
CidadeDestaques

Prefeitura revitalizou quase 180 metros de ponte e mantém ações preventivas em áreas de risco

A Prefeitura de Manaus vem dando continuidade às ações de prevenção em áreas de risco, mesmo durante o período da pandemia do novo coronavírus. Com isso, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), vinculada à Casa Militar, já revitalizou 175 metros de pontes. Além disso, o município registrou uma redução de quase 70% nas ocorrências registradas pelo 199 nos primeiros 15 dias do mês na capital.

Também durante a primeira quinzena de outubro deste ano, a Defesa Civil já revitalizou 65 metros de ponte no bairro Educandos e 80 metros no bairro Jardim Mauá, ambos, na zona Sul da capital. Outros 30 metros também foram construídos na marina do Davi, zona Oeste, para permitir o acesso às embarcações das famílias que moram na zona Rural.

Segundo a diretora operacional da Defesa Civil, Bibiane Araújo, as ações de prevenção acontecem durante todo o ano. “Mesmo diante do cenário atual, continuamos atuando de forma preventiva em todas as áreas de risco da cidade. Ainda que não estejamos em períodos críticos, o monitoramento de construção de pontes, de chuvas e descidas e subidas dos rios, é constante. Devido a essa perspectiva de prevenção, podemos garantir uma diminuição no número de sinistros”, relatou.

Ocorrências diminuíram

Comparado com o mesmo período do ano passado, a Central de Atendimento 199, da Defesa Civil municipal, registrou uma diminuição significativa no número de ocorrências na primeira quinzena de outubro. Foram registradas 80 em 2019 e neste ano, foram somente 25, segundo o Sistema de Defesa Civil (Sisdec).

Seguindo o Plano Diretor da cidade e por meio do mapeamento da área de risco, a Defesa Civil conta com o auxílio e monitoramento dos voluntários que trabalham por meio dos Núcleos de Proteção e Defesas Civis nas comunidades (Nupdecs), que analisam e notificam o órgão sobre as ocorrências locais.

Os voluntários estão divididos e atuando em programas como os Defensores Comunitários, no projeto Defesa Civil nas Escolas e nas capacitações dos moradores de bairros, que estão mapeados como área de risco e são o contato direto com os agentes. Ao todo, existem dez Nupdecs, que reúnem mais de 500 voluntários, como Luiz Altierre, 45, que avalia como positiva a atividade mesmo na pandemia.

“Quero primeiramente parabenizar os agentes da Defesa Civil, que juntos aos voluntários do Nupdec, vem conseguindo dar sequência nas ações de prevenção de comunidades como a minha. Eu costumo dizer que esse é um trabalho de formiguinha, mas com resultados de gigantes. Desde o início desse programa que faço parte, me sinto membro, sendo os olhos, da Defesa Civil aqui dentro e isso não tem preço”, comentou Luiz

Leia mais

Grupo de motoqueiros é indiciado por ataque violento a agente da Polícia Federal

Matheus Valadares

Flamengo vence o Deportivo Táchira e quebra jejum

Matheus Valadares

Procon Manaus notifica Amazonas Energia por apagão na cidade

Marcelo Maciel

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>