26.3 C
Manaus
8 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Presidente Bolsonaro nomeia novo ministro substituto do TSE

O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou nesta quarta-feira (9) o advogado André Ramos Tavares para o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após ser empossado, Tavares substituirá o ministro Carlos Mário da Silva Velloso Filho, que pediu renúncia do cargo.

O advogado atua como professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde ministra a disciplina de Direito Econômico e Economia Política. Em maio, Bolsonaro havia recebido a lista tríplice para o cargo de substituto na Corte Eleitoral, composta por Tavares, Fabrício Medeiros e Vera Lúcia Santana.

Os três nomes indicados na lista possuem um histórico de relações próximas com adversários políticos do governo, como o PT, mas o presidente da República, que é obrigado a respeitar a lista tríplice eleita pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acabou optando por Tavares.

O advogado nomeado por Bolsonaro já assinou, por exemplo, textos contrários ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e, em 2018, posicionou-se a favor da participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições daquele ano, quando o petista foi declarado inelegível pelo TSE porque tinha sido condenado em segunda instância no caso do tríplex.

Para Tavares, o petista estaria apto a se candidatar porque a manifestação do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) afastava sua inelegibilidade. O nome de Tavares foi apoiado nos bastidores pelo ministro Ricardo Lewandowski, figura que é relativamente próxima a Lula.

Leia mais

Trump pede prisão de governador e prefeito democratas e ameaça enviar tropas a Chicago

Matheus Valadares

Vídeo mostra detento rebolando na “boca da garrafa” sob ordens de facção dentro de delegacia no AM

Matheus Valadares

Cristiano Ronaldo se torna o primeiro jogador de futebol bilionário da história

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!