Uma denúncia exclusiva do portal Amazonas Digital apurou que o presidente de futebol do Amazonas FC e um casal de irmão são funcionários fantasma da Fundação Alfredo da Matta.
Um documento retirado do portal de transparência apresenta a relação de funcionários e Francisco aparece com cargo estatutário de assistente administrativo. A data de emissão é do dia 08/01/2019.
Servidores da fundação afirmam que Weslley não foi trabalhar e que, supostamente, se mudou da capital amazonense.
Outras duas pessoas que aparecem na denúncia são um casal de irmãos chamados Dayse Oliveira Brilhante e Lucas de Oliveira Brilhante. Ambos ganharam cargos de agente administrativo.
Consta no Diário Oficial, datado do dia 6 de maio deste ano, que a jovem se ausentou por mais de um mês da Fundação e, por esta razão, sofreu a demissão. Contudo, também consta que a ex-funcionária continua recebendo seu salário de R$ 2.235. Na relação de empregados, datada de outubro deste ano, o nome de Dayse aparece na folha de apagamento.
Fontes internas também apontam que Lucas, irmão de Deyse, é um funcionário ausente. O rapaz aparece na relação de pagamento, mas ninguém o encontra na unidade há muito tempo. Ainda de acordo com informações, o casal de irmãos é filho de um coronel muito amigo do diretor da Fuham, Carlos Chirano.
O portal Amazonas Digital tentou buscar contato com as partes citadas, contudo, não obtivemos resposta até o momento. O espaço segue em aberto.