9 de setembro de 2025
BrasilDestaques

Presidente do INSS afirma que 27 milhões de brasileiros não tiveram descontos indevidos

FOTO/REPRODUÇÃO

Gilberto Waller, presidente do INSS, informa que 27 milhões de brasileiros não sofreram descontos indevidos. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira, 8, em uma coletiva de imprensa. Além disso, ele destacou que, na próxima quarta-feira, 14, o sistema Meu INSS alertará quem teve descontos ilegais e fará o ressarcimento.

O presidente do INSS explicou: “Na próxima terça-feira, o INSS divulgará informações sobre os segurados que tiveram descontos associados. Eles serão notificados. Não precisam se preocupar. Os canais principais são o Meu INSS e a Central de Atendimento 135. Ao acessar um desses canais, o segurado verá o valor descontado e a origem do desconto.”

Waller afirmou ainda que cerca de 9 milhões de pessoas receberão essa comunicação na terça-feira. Para quem não recebera notificação, o acesso será a partir a partir da próxima quarta-feira, 14, pelos canais do INSS.

Dessa forma, se o segurado não reconhecer o desconto, ele tem 15 dias úteis para solicitar esclarecimentos ou contestar a cobrança. A associação responsável tem o mesmo prazo para regularizar a situação e devolver valores indevidos.

Investigações revelam que os descontos ilegais começaram em 2016. O problema ganhou mais destaque em 2018, mas cresceu em 2023, durante o governo Lula. Estima-se que, desde então, aposentados e pensionistas sofreram descontos de irregulares de aproximadamente R$ 6,3 bilhões.

 

Leia mais

Vulgo ‘Livrinho’ é perseguido e executado a tiros em Manacapuru

Matheus Valadares

Fluminense pode virar SAF com proposta de R$ 500 milhões e assumir dívida bilionária

Matheus Valadares

Entregador é preso com tablete de maconha em Manaus e leva tapa da ‘patroa’

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!