O primeiro ato da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro será simbólico. Isso porque o chefe do Executivo vai voltar ao município de Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde ele levou uma facada em setembro de 2018 quando tentava se eleger ao Palácio do Planalto pela primeira vez. O evento está programado para a próxima terça-feira (16).
O primeiro encontro de campanha com o #CapitãoDoPovo não tinha como ser em outro lugar! Onde ele nasceu de novo!
Esperamos todos vocês em Juiz de Fora/MG, terça-feira (16 de agosto), às 11h. Mais detalhes nos próximos dias. pic.twitter.com/uTnPqKyiXw
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) August 12, 2022
– O primeiro encontro de campanha com o #CapitãoDoPovo não tinha como ser em outro lugar! Onde ele nasceu de novo! – publicou no Twitter o filho mais velho e coordenador da campanha do pai, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Essa será a segunda vez do candidato à reeleição na cidade desde o atentado que sofreu. Em julho deste ano, Bolsonaro retornou a Juiz de Fora para participar de um culto evangélico, quando relembrou a facada.
Também na próxima terça-feira, Bolsonaro deve comparecer à posse dos ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, que vão assumir, respectivamente, a presidência e a vice-presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A solenidade na Corte eleitoral está prevista para ocorrer em Brasília às 19h.
A FACADA
Ainda candidato ao Palácio do Planalto, Bolsonaro participava de um comício, em 2018, quando foi esfaqueado na barriga. Ele cumpria compromisso de campanha no dia 6 de setembro de 2018 quando um homem, posteriormente identificado como Adélio Bispo, o esfaqueou na região do abdômen.
Apesar de a Polícia Federal (PF) apontar que não houve um mandante, o presidente insiste até hoje que as investigações não foram completas. A Justiça considerou o autor do crime inimputável em razão de doença mental.