28.3 C
Manaus
28 de dezembro de 2025
DestaquesMundo

Primeiro caso de grávida com varíola dos macacos é registrado nos EUA

Os casos de varíola dos macacos (Monkeypox) seguem crescendo ao redor do mundo, confirmando a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que declarou a situação como emergência de saúde pública de interesse internacional. Em mais um desdobramento do surto, foi registrado, nos Estados Unidos, o primeiro caso de uma mulher grávida contrair a doença, de acordo com o portal The Sun.

De acordo com a publicação, feita nesta quarta-feira (27/7), a mulher deu à luz sem complicações, e o bebê nasceu sem a doença. A equipe médica afirma que os dois pacientes estão bem, mas, segundo funcionários da Sociedade de Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, o recém-nascido recebeu uma infusão de imunoglobina, tratamento aprovado no país para lidar com a varíola dos macacos durante este surto.

No mês passado, a OMS alertou que a crescente no número de casos é preocupante para mulheres grávidas, imunossuprimidos e crianças, considerados grupos de alto risco para o desenvolvimento de quadros graves da doença.

Os últimos dados sobre a situação do surto de varíola dos macacos dão conta de mais de 16 mil casos registrados em ao menos 75 países. Nos Estados Unidos, são 3.591 casos, e a área mais afetada até o momento é Nova York, com 900 diagnósticos positivos.

O Brasil é o 7º país com mais casos, com 813 diagnósticos, de acordo com o Boletim do Ministério da Saúde publicado na segunda-feira (25/7). Até o momento, São Paulo é o estado com mais registros, 438.

Transmissão

A transmissão da varíola dos macacos ocorre, principalmente, através do contato com secreções respiratórias, lesões na pele dos pacientes infectados ou objetos que tenham sido usados pelas pessoas que estejam com o vírus. A OMS afirmou, em entrevista coletiva nesta quarta (27/7), que há também transmissão por via sexual, mas a doença ainda não foi classificada oficialmente como sexualmente transmissível.

Leia mais

Agente acusado de agressão no SPA da Alvorada tem histórico de expulsão da UEA e processo por estupro

Matheus Valadares

Churrascaria de ‘Gauchinho’ é vandalizada após morte de borracheiro em Manaus

Matheus Valadares

Jovem em possível surto desaparece em Nova Olinda do Norte

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!