15 de setembro de 2025
Cidade

Procon-AM já realizou mais de 1,1 mil audiências de conciliação desde retorno em julho

Um mês e meio após a retomada das audiências na sede do Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM), o órgão registrou mais de 1,1 mil sessões de conciliação. Os dados compreendem o período entre 13 de julho e 27 de agosto deste ano.

Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o órgão precisou suspender as atividades presenciais. O atendimento aos consumidores com registro de denúncias e reclamações continuou por telefone e via internet, mas as audiências tiveram programação totalmente interrompida.

A programação de conciliações foi retomada em julho e, desde então, o Procon-AM contabilizou 1.157 audiências. Nesse período de retomada, agosto já concentra o maior número do ano, com 651 audiências – no mesmo mês em 2019, foram 541 conciliações registradas pelo Procon-AM.

Sobre a Conciliação – Após o registro da reclamação na sede do Procon-AM, o órgão segue com processo administrativo e, para isso, convoca o consumidor e a empresa para uma audiência, que pode ser concluída com um acordo ou com o encaminhamento do caso para o juizado competente.

“O consumidor não pode esperar. Ele tem que ser atendido de forma efetiva, célere e imediata. Dessa forma, nós conseguimos aumentar o número de conciliações e atender o maior número de consumidores possível, de acordo com os decretos de prevenção do coronavírus. Nós estamos com a sede do Procon em pleno funcionamento e é muito importante que os consumidores saibam que precisam efetuar suas reclamações e trazer as documentações correspondentes para que seus problemas sejam solucionados”, afirma o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.

Leia mais

Carro pega fogo próximo a posto de combustível no bairro Adrianópolis

Matheus Valadares

VEJA: ‘Grauzeiro’ embriagado causa acidente fatal de trabalhador no Colônia Antônio Aleixo

Matheus Valadares

Manaus enfrenta onda de calor e registra 36,1 °C, a maior temperatura de 2025

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!