34.3 C
Manaus
23 de setembro de 2025
DestaquesPolícia

Procon-AM notifica distribuidoras de combustíveis sobre preço da gasolina

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) pediu explicações sobre o aumento dos preços das gasolinas comum e aditivada a três distribuidoras de petróleo no Amazonas. As notificações foram emitidas após recomendações da Defensoria Pública do Estado (MPE-AM) e do Ministério Público do Estado (MPE-AM).

 

As empresas terão cinco dias corridos para apresentar justificativa junto ao órgão. O Procon-AM solicitou que as distribuidoras mostrem documentação que possa justificar a necessidade de elevação dos valores da gasolina, além de notas fiscais de compra no período entre 1º de janeiro de 2021 e 8 de fevereiro de 2021.

 

“Nós sabemos que o acumulado do ano já corresponde a 22% de aumento por parte da Petrobras. E também sabemos que, por existirem outros elos na cadeia de comercialização desses produtos, nós temos um grande impacto no preço. Com o acesso às notas fiscais, poderemos entender por quanto estão vendendo para os postos e se justifica o aumento no preço/bomba. O Procon-AM está empenhado em dar uma resposta para a população. Vamos lutar pelo direito do consumidor e da consumidora de pagarem um preço justo”, afirma o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

 

Sanção – Caso seja comprovada abusividade no reajuste dos preços, o Procon-AM aplicará multa (a ser calculada de acordo com o porte da empresa) nos termos do artigo 56, inciso I da Lei nº 8.078/90, combinado com o artigo 18, inciso I do Decreto nº 2.187/97, regulamentador do Código de Defesa do Consumidor.

 

Atendimentos suspensos – O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) informa que os atendimentos na sede do órgão, na avenida André Araújo, 1.500, Aleixo, estão suspensos até o dia 31 de janeiro. A medida foi tomada em cumprimento ao Decreto nº 43.271, de 6 de janeiro de 2021.

 

Neste período, os servidores do Procon-AM, que estão em regime de teletrabalho, realizam atendimentos somente pelo site http://www.procon.am.gov.br e pelos e-mails institucionais fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br (denúncias) e duvidasprocon@procon.am.gov.br (reclamações e dúvidas).

 

Os consumidores também podem entrar em contato por meio do 3215-4015, em funcionamento das 8h às 17h.

 

As reclamações registradas por e-mail devem ser acompanhadas de cópias dos documentos pessoais do consumidor, de comprovante de residência e de todo e qualquer documento que esteja relacionado à reclamação, como prints, cupom fiscal, fatura contestada, contrato celebrado entre as partes e afins.

Leia mais

VEJA: Ataque a tiros contra Dubarranco e filha deixou cantor sem o movimento das mãos

Matheus Valadares

FAB intercepta avião suspeito com peruano em Tefé

Matheus Valadares

Trump elogia “química excelente” com Lula em encontro na ONU

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!