24.3 C
Manaus
18 de maio de 2024
CidadeDestaques

Procon confirma que Hapvida usa rede pública para tratar clientes com Covid

hapvida
hapvida

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) confirmou que o plano de saúde Hapvida está sobrecarregando o sistema público de Saúde do Estado, neste segunda-feira, dia 15, durante uma fiscalização realizada no Hospital Municipal de Campanha. O fato vinha sendo denunciado em diversos órgãos de imprensa da capital desde o início da pandemia – clientes do plano são negligenciados no hospital Rio Negro, do Hapvida, e encaminhados para a rede pública de saúde, superlotando os hospitais e colaborando para o colapso nos hospitais públicos.

Durante a fiscalização desta segunda, cinco pessoas que estavam internadas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Campanha tinham convênio da Hapvida e relataram que foram ignorados ou maltratados nas dependências do hospital do plano. Os agentes gravaram os relatos em video, coletaram documentos dos pacientes e vão anexar ao processo contra a Hapvida.

Desde o início da crise do novo Coronavirus, o Procon-AM já recebeu dezenas de denúncias com fotos e vídeos de clientes que foram ao hospital Rio Negro, da Hapvida em Manaus, com fortes sintomas de Covid-19 e não receberam atendimento ou foram negligenciados com tratamentos ineficazes. Muitos dizem que só receberam inalação, mesmo com diagnóstico positivo, e foram enviados para casa. Outros disseram que foram encaminhados pelos próprios funcionários da Hapvida para hospitais públicos. Mesmo tendo quase 250 mil clientes no Estado, o Hapvida tem apenas 80 leitos para atender todos os seus pacientes.

O coordenador de fiscalização do Procon-AM Estado, Pedro Mauro, considerou a situação inaceitável e disse que as provas de negligência e falta de prestação de serviços são robustas. “As pessoas pagam plano de saúde e esse plano tem que oferecer o melhor serviço para seus clientes. Equipamentos eles tem; material ele tem; recursos humanos ele tem. O que faltou foi executar o serviço que recebe para fazer”, declarou

O Procon/AM já havia notificado a Hapvida no último dia 20 de maio pelo péssimo atendimento prestado e solicitou informações sobre as denúncias, mas a Hapvida negou qualquer irregularidade. Com a comprovação in loco realizada pelo Procon neste dia 15, a ação contra o plano de saúde deve ser bem mais pesada.

Leia mais

Amazonenses afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul começam a chegar em Manaus

Matheus Valadares

IMAGENS FORTES: Casal morre em grave acidente no Distrito Industrial

Matheus Valadares

Unidade Móvel de Saúde da Mulher atende em nova localização a partir de segunda-feira, 20/5

Central de Jornalismo 2

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais