27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Procon de SP multa Nestlé em mais de R$ 10 milhões

O Procon de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (28), que multou Nestlé brasileira em R$ 10.255.569,96. A instituição afirmou que a empresa não respeitou, na embalagem do Crunch Cereal Nestlé, na caixa de 330 gramas, a regra de rotulagem estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A regra da Anvisa prevê a listagem dos ingredientes na ordem decrescente da respectiva proporção. Dessa forma, o ingrediente mais presente no produto deve ser listado primeiro.

Segundo o Procon, a Nestlé infringiu o Código de Defesa do Consumidor (CDC) ao vender um produto que não está de acordo com as regulamentações de apresentação.

Por meio de nota, a instituição informou que o valor da multa é o máximo estipulado pelo CDC e foi calculado com base no “porte econômico da empresa, a gravidade da infração e a vantagem obtida”.

A multa aplicada à Nestlé foi “aplicada por meio de processo administrativo e a empresa tem direito à defesa”.

A Nestlé emitiu nota sobre o caso e disse atender “rigorosamente a todos os requisitos legais, incluindo os referentes à rotulagem, e reconhece a importância do rótulo para a clareza de informações e educação do consumidor.” A empresa afirmou ainda que apresentará sua defesa ao Procon-SP.

– A empresa esclarece que a embalagem de Crunch Cereal traz a informação relativa ao total de cereais integrais que o compõem. Esses cereais integrais, juntos, são o principal ingrediente do produto. Dessa forma, comunica o total de cereais integrais presentes no produto, atendendo um desejo do próprio consumidor de acessar essa informação de forma fácil e clara – disse ainda a companhia, por meio de nota.

Leia mais

Omar Aziz é destaque na categoria Melhores do Senado no Prêmio Congresso em Foco 2025

Matheus Valadares

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência nas águas do Rio Negro

Matheus Valadares

Brasil sente efeitos positivos após indicações de corte de juros nos EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!