O Portal Amazonas Digital recebeu denúncia de vários casos de profissionais da saúde que vieram de outros Estados do Brasil, para realizar o combate o Coronavírus no Amazonas, através do “Programa Brasil conta comigo” do Ministério da Saúde.
Um panfleto foi enviado para os profissionais, mas era só ilusão a realidade foi totalmente outra, o que foi prometido e não foi cumprido adicionais noturnos, seguro de vida e convênios de saúde. Existe profissionais que vieram ao Amazonas, mas foram embora pois o programa acabou não chamando para atuar. Assim como existe profissionais que não receberam o auxílio moradia e nem alimentação, profissionais que não receberam o salário prometido no folheto.
A expectativa era grande, mas a realidade foi outra. Todo mês os profissionais recebem mensagem dizendo que o salário vai ser pago. No total foram 267 voluntários vieram ao Amazonas. Quando chegaram, muitos médicos e enfermeiros reclamaram da demora nos trâmites burocráticos. Alguns tiveram que aguardar duas semanas até começarem a trabalhar outros cansaram de esperar e voltaram para seus Estados.
Aos que ficaram e tiveram que enfrentar a dificuldade para conseguir trabalhar, agora os profissionais da saúde denunciam que o governo federal não pagou o salário e nem o que foi prometido.
Mensagens de uma funcionária do Ministério da Saúde chega até um grupo dizendo que vão pagar, mas os enfermeiros questionam, já se passaram junho, julho, agosto e setembro até agora nada.
Um dos enfermeiros que denunciam o ocorrido veio do Distrito Federal e diz “Que a funcionária Dra. Fanice nós fez inúmeras promessas que foram descumpridas e que isso é um absurdo frente ao trabalho heroico que tivemos nesta pandemia.”
Após o funcionário e outros colegas de profissão denunciarem o caso e exigirem os seus direitos, foram desligado do programa.
Da redação Jéssica Ferreira