26.3 C
Manaus
31 de julho de 2025
Cidade

Profissionais de saúde que estão com a Covid-19 aumenta na capital diz Cooperativa

Uma nota assinada por empresas médicas que atuam em unidades de saúde no Amazonas traz relatos de que o número de médicos, enfermeiros, técnicos e demais equipes da saúde afastados e notificados como casos suspeitos de contraírem o novo Coronavírus (Covid-19), não para de crescer.

De acordo com a nota, os números e estatísticas que existem no Amazonas sobre o avanço descontrolado da pandemia da Covid-19 falam por si mesmos, e são reflexos direto de ações pouco coordenadas e inefetivas dos setores técnicos da administração, “que insistem em não dar atenção devida aos profissionais que trabalham na ponta e estão vivenciando a problemática no dia a dia”, diz a nota.

O documento informa, ainda, que o hospital de referência para os casos de Covid-19 continua funcionando com menos da metade de sua capacidade de leitos, e não oferece suporte necessário para a rede, que os prontos-socorros e SPAs seguem cada vez mais superlotados, lutando incansavelmente para atender os casos habituais de infartos, derrames, traumas e outros, sucumbindo à demanda que não para de crescer dos pacientes suspeitos/confirmados de coronavírus.

“Este esforço acontece mesmo sem espaço, sem suporte de recursos humanos adicionais ou reforço dos EPI´s, tentando isolar os fluxos para proteger os doentes já debilitados. Porém sem o devido suporte da administração pública, mais e mais pessoas estão morrendo antes mesmo de conseguirem vaga nos prontos-socorros, em especial pacientes do interior do Estado”, diz a nota.

O documento ressalta, ainda, a escassez dos insumos e medicamentos essenciais, a falta de organização da rede para evacuar os doentes crônicos dos prontos-socorros, além do atraso e imprevisibilidade no pagamento aos profissionais da saúde que estão arriscando suas vidas, e de seus familiares pelo risco de contaminação.

“Pacientes, trabalhadores da saúde e seus familiares estão irmanados neste momento, aguardando medidas concretas emergenciais para evitar que o Amazonas vivencie a maior tragédia relacionada à falta de ação contra a pandemia da Covid-19 entre todos os Estados da Federação!”, ressalta parte da nota.

 

Leia mais

Projeto ‘Circo do Amanhã’ leva arte, inclusão e esperança às comunidades de Manaus e região

Matheus Valadares

Jovem colide em veículo, cai, e morre após ônibus atingi-lo no bairro Compensa

Matheus Valadares

Motociclista tenta desviar de buraco e tem braço arrancado por rota em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!