25.3 C
Manaus
7 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Profissionais do Samu realizam parto com sucesso em helicóptero

FOTO/REPRODUÇÃO

Um trabalho colaborativo, que contou com a atuação da Prefeitura de Manaus, permitiu que uma criança nascesse em um local inusitado, na tarde desta terça-feira, 5/11: em um helicóptero. O nascimento foi possível graças ao trabalho conjunto entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que possibilitou que uma paciente de 42 anos, moradora da comunidade Abelha, na zona rural da capital, desse à luz uma menina dentro de um helicóptero.

A equipe do Samu foi acionada às 13h para atender a ocorrência. Ao chegar na localidade, a equipe médica constatou que o trabalho de parto já estava avançado, tornando impossível a remoção naquele momento. Assim, o parto ocorreu dentro do helicóptero, na comunidade Abelha, que fica na região do Tarumã, e que devido aos efeitos severos da estiagem, encontra-se isolada, o que limita os atendimentos pelo Samu por via fluvial.

A chegada da bebê, que nasceu com batimentos cardíacos normais, choro e força nos braços e pernas, comoveu as equipes.

“Quando constatamos que a paciente já estava em parto ativo, decidimos iniciar o processo de nascimento ali mesmo na aeronave. E tudo deu certo. A menina nasceu saudável e mamou rapidamente. Ver o nascimento de uma criança sempre comove os profissionais de saúde”, resumiu a médica do Samu, Larissa Câmara.

Assim que chegaram na área urbana de Manaus, mãe e filha foram encaminhadas por meio de uma ambulância do Samu, ao Instituto da Mulher Dona Lindu, na zona Centro-Sul da cidade, para dar seguimento ao atendimento.

Parcerias

A diretora do Samu Manaus, Elen Assunção, informa que as parcerias institucionais entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Samu, que, além do Dioa, contemplam a Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e Exército Brasileiro, vem sendo intensificadas devido à seca extrema, responsável pelo isolamento de comunidades em todo o estado. Para assegurar a assistência pré-hospitalar, a Secretaria dispõe atualmente de 14 aeromédicos registrados que atuam nesta modalidade de atendimento.

“Essa colaboração tem sido muito importante, porque podemos prestar assistência de forma rápida e resolutiva. Os atendimentos vão desde a remoção de vítimas de acidentes ofídicos a pessoas que sofrem mal súbito. Mas esse atendimento de hoje nos comoveu, porque o nascimento de uma criança renova a nossa fé na vida”, sintetizou.

Leia mais

Polícia Civil prende casal em flagrante com 34 tabletes de maconha avaliado em R$ 740 mil

Matheus Valadares

Prefeitura atende dez ocorrências de chuva nesta quarta-feira, 6/11

Matheus Valadares

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura alcançam mais de 186 mil procedimentos realizados

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais