28 de agosto de 2025
DestaquesEducação

Programa Bolsa Idiomas incluirá crianças a partir de 10 anos em Manaus

Foto: Divulgação

Manaus  O Programa Bolsa Idiomas passará a atender, já este ano, crianças a partir dos 10 anos de idade, com benefícios integrais (100%) e parciais (50% e 75%) para o aprendizado de uma língua estrangeira em instituições particulares. A alteração na legislação que instituiu o PBI foi aprovada nesta quarta-feira (5), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), e seguirá para ser sancionada pelo prefeito David Almeida.

Atualmente, apenas estudantes com 16 anos ou mais poderiam pleitear as bolsas oferecidas pelo programa. O lançamento do PBI 2023 está previsto para o dia 13/4.

O programa contou em 2022, com a parceria de 15 instituições e cursos de idiomas, na modalidade voluntária – sem isenção de tributos municipais -, oferecendo sete línguas estrangeiras: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e mandarim.

“O Programa Bolsa Idiomas entra em uma nova fase, passando a alcançar um número bem maior de estudantes de famílias que dificilmente teriam condições de arcar com os custos para seus filhos aprenderem um segundo idioma. É importante que nossas crianças possam ter esse acesso ainda nos primeiros anos da escola, porque é comprovado que quanto mais cedo elas começam, mais fácil é o aprendizado”, destacou o prefeito de Manaus, David Almeida.

O Programa Bolsa Idiomas foi instituído pela Lei nº 1734/2013, com o objetivo de atender aos estudantes que, comprovadamente, não tenham condições de custear o estudo de uma língua estrangeira em instituições de ensino de línguas na rede privada.

O Bolsa Idiomas é um dos programas de inclusão socioeducacional  que tem, ainda, o Bolsa Universidade e o Bolsa Pós-graduação. Em 2021, o PBI contemplou 2.113 estudantes e em 2022, 2.435 puderam iniciar o estudo de uma língua estrangeira.

De acordo com o edital, para participar do programa o candidato deverá residir em Manaus; possuir renda familiar per capita não excedente a dois salários mínimos e meio (R$ 3.255, em valores atuais); não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público; estar ciente de que, conforme legislação do Programa Bolsa Idiomas, deverá firmar o compromisso de desenvolver atividades de contrapartida sem ônus para o município.

 Informações da Assessoria

Leia mais

Vídeo mostra assalto que terminou com ladrão baleado no Parque das Nações

Matheus Valadares

Motociclista vai parar sob carreta após atropelar pedestre no Distrito Industrial

Matheus Valadares

Ipaam publica normas para licenciamento ambiental de energia solar no Amazonas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!