23 de abril de 2025
AmazonasDestaques

Programa de desaparecidos do MPAM entra na busca por bebê de 2 anos sumido desde quinta-feira

Ministério Público do Amazonas (MPAM), por ação do O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), iniciou procedimentos para tentar localizar o bebê Erlon Gabriel Dias Costa, de apenas 2 anos, desaparecido desde a quinta-feira, dia 6 de fevereiro. Segundo a coordenadora do PLID AM, promotora de Justiça Lucíola Valois Coelho, a notícia chegou ao MP por intermédio de pessoas conhecidas da família do menor. Uma vizinha da família de Erlon avisou e passou os dados para o MP.

“Concomitantemente, a DEPCA (Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente) também encaminhou o boletim de ocorrência do desaparecimento. A partir daí, realizamos o cadastro da situação no SINALID, banco de dados nacional de pessoas desaparecidas, e passamos a divulgar a foto do menor, com a devida autorização do responsável”, afirmou a promotora Lucíola Valois.

A mãe, Maria Dias, 33, acredita que o menino foi sequestrado enquanto ela colocava roupa para lavar. O caso foi registrado na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). Buscas foram feitas na região. Maria contou que preparava o almoço e o filho brincava no pátio, como de costume. Ela suspeita que um carro preto que passou pelo local, parou e ocupantes levaram o menino. Informações sobre o paradeiro do garoto podem ser feitas nos telefones (92) 99524-5072/ 99387-8060.

O trabalho de busca visa procura nos hospitais, IML e em locais públicos com sistema de comunicação, como por exemplo, o aeroporto Eduardo Gomes. Por força de uma parceria entre Infraero e Ministério Público, a foto da criança ficará sendo exibida nos monitores de TV de todo o aeroporto junto da imagem de várias outras pessoas desaparecidas.

Sobre o PLID
O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos – PLID iniciou no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que vislumbrou a necessidade de ampliar os canais de busca de pessoas desaparecidas naquele Estado. A iniciativa logo foi acompanhada da criação de um sistema informatizado, chamado Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos –SINALID, hoje objeto de Acordo de Cooperação Técnico firmado com o Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, que aprovou a ideia e aliou-se ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para promovê-la e expandi-la a todos os Ministérios Públicos Estaduais e ramos ministeriais.

Leia mais

Pistoleiros do CV cancelam CPF de homem que cometia roubos na zona norte de Manaus

Matheus Valadares

Homem morre após ser atingido por caçamba em Itacoatiara; motorista fugiu do local

Marcilon Souza

Acidente entre quatro motocicletas deixa ao menos três feridos em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!