24.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
AmazonasDestaques

Projeto Hip Hop na Escola leva cultura à juventude coariense

A ação ofereceu um espaço de expressão artística e reflexão sobre as raízes e o impacto social do movimento hip hop.

Diretor do projeto, MC Gliocione, segurando o microfone / Foto: Divulgação

A Associação Espaço Jovem realizou nesse sábado (5) uma ação cultural dedicada à juventude de Coari, no interior do Amazonas. O evento ocorreu na Escola Estadual IBC, por meio da lei federal Aldir Blanc, Nº 14.014.

A ação ofereceu um espaço de expressão artística e reflexão sobre as raízes e o impacto social do movimento hip hop.

Durante o evento, os jovens puderam conhecer mais sobre a história e a essência do hip hop. Além disso, houve palestras educativas, apresentações de MCs, dançarinos de breaking, artistas de grafite, poetas de Slam e outros.

Esses elementos permitem que os jovens relatem suas realidades, expressem sentimentos, denunciem injustiças e proponham reflexões sobre o cotidiano local. Assim, eles se tornam protagonistas da própria história.

Imagem: Divulgação

A atividade não apenas celebrou a arte de rua, mas também reforçou o papel da cultura como ferramenta de educação, resistência e transformação social.

Projetos como esse têm grande importância para o interior do Amazonas. Eles oferecem alternativas saudáveis de lazer, desenvolvimento criativo e fortalecimento da identidade local, sobretudo para jovens que, muitas vezes, enfrentam a ausência de políticas públicas voltadas à cultura e à juventude.

Ao ocupar a escola com arte e conhecimento, o Hip Hop na Escola mostra que cultura e educação podem caminhar juntas rumo a uma sociedade mais inclusiva.

Evento em praça pública

Esta é a segunda vez que a Associação realiza um evento contemplado por uma lei federal. No ano passado, o diretor projeto, MC Gliocione, fez o evento em praça pública e reuniu mais de mil pessoas, por meio do PL Paulo Gustavo, Nº 195/2022.

Ademais, a Associação Espaço Jovem Movimento Hip Hop de Coari agora é reconhecida como ponto de cultura pelo Cultura Viva, do Governo Federal.

Até 2010, o programa envolveu mais de 8 milhões de pessoas e fomentou mais de 3.000 Pontos em cerca de 1.100 municípios

Em 2024, o Brasil registrou mais de 5.000 Pontos de Cultura ativos, atingindo comunidades indígenas, quilombolas, periferias urbanas e promovendo emprego, renda e protagonismo cultural

Leia mais

Mãe que foi presa após estuprador matar sua filha em Jutaí ganha liberdade

Matheus Valadares

Deputada Erika Hilton aciona Ministério do Direitos Humanos após morte de adolescente em Manaus

Matheus Valadares

Márcio Zanardi será o novo técnico do Amazonas FC na Série B

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!