31.3 C
Manaus
4 de dezembro de 2025
Cultura

Projeto Pontes Móveis inicia atividades e abre inscrições para Laboratório de Dramaturgia

Reunindo ações de formação e espetáculo teatral, o projeto Pontes Móveis deu início às suas atividades esta semana, com inscrições abertas até o sábado, 8/8, para o Laboratório de Dramaturgia “Tem sangue entrando em todos os sentidos”. O projeto é idealizado pelo artista Ítalo Rui, e foi contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Prefeitura de Manaus.

Segundo Ítalo, o objetivo do projeto é realizar uma montagem teatral com artistas da cidade, em parceria com o dramaturgo cearense Marcos Miramar, além de oferecer atividades formativas para artistas, pesquisadores e outros interessados. O projeto nasceu a partir de uma notícia inusitada que aconteceu em Bensheim, na Alemanha, e inspirou Ítalo na criação do espetáculo.

“Uma rata ficou presa em uma tampa de esgoto e os moradores da cidade acionaram o Corpo de Bombeiros para resgatar o animal. Quando eu li aquela matéria, pensei que era um bom argumento para um novo espetáculo, e comecei a fazer várias associações com aquela situação. Pensei muito sobre quais figuras sociais têm as mesmas significações que um rato, e achei uma metáfora interessante para ser trabalhada em uma peça. Então resolvi escrever um projeto para o Edital de Conexões Culturais, propondo uma montagem solo, mas que não se esgotasse apenas em mais uma montagem, e sim trouxesse uma contribuição maior para os artistas da cidade”, contou o idealizador do projeto.

A primeira etapa do Pontes Móveis começa este mês, com os Laboratórios de Criação. As inscrições para o primeiro deles, o Laboratório de Dramaturgia “Tem sangue entrando em todos os sentidos”, já estão abertas e seguem até sábado, 8/8, e podem ser feitas gratuitamente, por meio de formulário online, disponível no link bit.ly/LaboratorioDramaturgia.

Podem se inscrever artistas, pesquisadores e outros interessados, que tenham a partir de 16 anos de idade e sejam residentes em Manaus. Serão selecionados até 20 participantes, e o resultado das inscrições será divulgado no dia 10/8, no perfil oficial do projeto no Instagram (@pontesmoveisprojeto).

O Laboratório será ministrado por Marcos Miramar e vai acontecer virtualmente, via plataforma Google Meet, nos dias 14, 19, 21, 26 e 28/8 e 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 e 25/9, sempre às quartas e sextas, das 19h às 21h. Ao longo dos encontros, os participantes vão praticar experimentos dramatúrgicos juntamente com Miramar, que irá compartilhar sua pesquisa de Mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará, assim como suas dramaturgias. Ao final do ano, deve ser realizado um sarau com a leitura das dramaturgias criadas pelos participantes.

Atividades

Além do Laboratório de Dramaturgia, o projeto também vai contar com um Laboratório de Atuação, ministrado pelo próprio Ítalo Rui, previsto para acontecer em outubro. Já em novembro, começa a montagem do espetáculo.

A última ação formativa será o intercâmbio presencial com Marcos Miramar, previsto para acontecer em dezembro. Será um momento de troca de experiências com o dramaturgo sobre a cena teatral de Fortaleza e sobre a dinâmica dos grupos e companhias cearenses.

“Somos artistas nortistas e nordestinos, temos muitas coisas em comum e creio que este momento será muito importante para que tanto o Marcos conheça mais da cena manauara, quanto os artistas de Manaus conheçam a cena teatral cearense”, complementou Ítalo.

Espetáculo

A parceria entre Ítalo e Miramar existe desde o espetáculo “Provérbios de Burro”, texto de sua autoria que estreou ano passado, em Manaus. Neste novo projeto, eles seguem trabalhando juntos e também com a presença de outros artistas da capital: a direção do espetáculo, com nome provisório “Meditações”, ficará a cargo de Gleidstone Melo. Assinam ainda a ficha técnica Isabela Catão, na preparação de ator; Laury Gitana, no cenário; Eric Lima, no figurino; Lu Maya, na assistência de produção; Daniel Braz, na iluminação; e Number Teddie, na trilha sonora, além de Ítalo Rui, no elenco e produção.

A previsão de estreia do espetáculo é para janeiro de 2021, depois do encerramento de todas as ações formativas do projeto. Todas as próximas ações do projeto serão divulgadas no Instagram oficial, em instagram.com/pontesmoveisprojeto.

Leia mais

“Aquelas que me habitam”: espetáculo resgata ancestralidade e resistência feminina amazônica

Matheus Valadares

Espetáculo “Menino” transforma dor em poesia e estreia dia 27 de julho no coração de Manaus com entrada gratuita

Central de Jornalismo

Acessibilidade cultural: Projeto de longa-metragem de Marcos Tupinambá apresenta lendas amazônicas com sessões inclusivas

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!