O Hip Hop surgiu nos Estados Unidos como uma expressão cultural da juventude negra e latino-americana dos guetos e periferias urbanas. Além disso, ele une dança, música, artes visuais e conhecimento para reivindicar direitos, respeito e visibilidade, fortalecendo, assim, a identidade de seus praticantes.
No dia 26 de junho, a partir das 9h, o projeto Hip Hop em Ação promove um festival na Escola Municipal Sônia Maria da Silva Barbosa (Rua Monte Sião, s/n, Jorge Teixeira). O evento não só valoriza artistas locais, mas também difunde a cultura Hip Hop no Amazonas.
Democratizando a cultura na periferia
Adilson Junior, idealizador do projeto, explica que a iniciativa busca democratizar o acesso à produção cultural nas periferias de Manaus. Segundo ele, “Queremos estimular o protagonismo juvenil, promover a cultura da paz e empoderar jovens por meio do Hip Hop”.
Além das discussões, o festival oferecerá vivências artísticas, apresentações de breakdance, pocket shows de rap, live painting de graffiti e uma roda de conversa sobre o poder transformador do Hip Hop. Dessa forma, a programação visa integrar artistas, alunos da escola e a comunidade.
Fortalecendo os 5 elementos do Hip Hop
“Nosso objetivo é fortalecer os cinco elementos do movimento – DJing, MCing, Breaking, Graffiti e Conhecimento – para, assim, inspirar novos talentos no Amazonas, especialmente nas periferias de Manaus”, destaca Adilson Junior.
Artistas confirmados
Entre os participantes, estarão os grafiteiros André Candido (BYNOS), Vicktor Shellton (BLUR), Ramon Costa (ART), Carolinne Oliveira (OLI) e Marcelo de Souza (CAPERS). Além deles, o evento contará com a multiartista Rio Negrina, a assistente social Lurian Tavares, Cida Aripória e o DJ MC Fino.
O festival é aberto a todas as idades e, ainda, terá acessibilidade: Fabiana Ferreira atuará como intérprete de LIBRAS, Thiago Henrique como monitor, enquanto Gaby fará o registro fotográfico.
Impacto social e cultural
Para Adilson Junior, o projeto fortalece a convivência social, valoriza a arte local e, consequentemente, desenvolve a autoestima e a confiança dos estudantes da rede pública.
Realização e apoio
Por fim, o Hip Hop em Ação é uma realização do Governo do Estado/Conselho Estadual de Cultura/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com o adicional apoio do Governo Federal, através do Edital de Chamamento Público nº 12/2024 – Fomento à Cultura Hip Hop.