26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Projeto sem fins lucrativos leva atividades físicas aos moradores do Viver Melhor 1 e 2

Atividade de hidroginástica realizada nessa segunda-feira (2), no Balneário Paradise Vigas, residencial Viver Melhor 2, bairro Lago Azul - Foto: Reprodução

A variedade de práticas esportivas presentes no Residencial Viver Melhor 1º e 2ª Etapa, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus, está engajando cada vez mais os moradores a performarem sua saúde física e mental.

É o caso do projeto da professora Lidy Baptista, de 42 anos, idealizadora e coordenadora do Instituto Social Funcional Saúde pra Viver Melhor. As atividades acontecem durante os dias de segunda, quarta e sexta-feira, no Vigas Paradise Balneário, localizado na Avenida da União, segunda etapa do residencial, ao lado da igreja Deus é Amor.

Baptista explica que o projeto surgiu com a ideia de realizar uma maratona, entretanto, devido à falta de logística e tempo para os treinos, ela decidiu emprestar os materiais para realizar os exercícios.

No começo foram poucas pessoas, mas, aos poucos o número foi aumentando e, partir daí, eu já não conseguia mais treinar e por isso passei a dar aula para estas pessoas. A princípio, só chamávamos de “funcional da manhã”, pois o projeto não tinha nome. Antigamente, nós fazíamos no clube da caminhada, que fica na primeira etapa do Conjunto Viver Melhor, mas o espaço era pequeno para a quantidade de gente, afirmou.

A professora comentou que a oportunidade de realizar o projeto no balneário surgiu após sua viagem ao Rio de Janeiro. Na ocasião, uma amiga chamada Nalva Antunes, que havia lhe substituído durante sua ausência, afirmou que uma aluna, que é também uma das donas do local, se interessou em levar o projeto ao Paradise Vigas. O trabalho é sem fins lucrativos e a única contribuição é 1kg de alimento não perecível, que é doado ao caseiro do balneário.

Professora Lidy Baptista, idealizadora e coordenadora do projeto Instituto Social Funcional Saúde pra Viver Melhor – Imagem/Reprodução

A média é de aproximadamente 100 alunos e as atividades alternam com uma segunda-feira de hidroginástica e a outra de corrida, no ramal do Acará, que possui 7km. Já nas quartas e sextas-feiras são realizadas as atividades de funcional, com a utilização de bambolês, garrafas pets, cones e pneus para exercícios de resistência física.

O projeto conta com o apoio do vereador Ivo Neto (Patriota), que apoia a iniciativa há 2 meses e ajudou na compra de materiais esportivos, como macarrões de hidroginástica e pranchas para abdominais.

As amigas e donas de casa, Maria de Nazaré e Raimunda Nonato, respectivamente de 54 e 51 anos, contam que obtiveram bons resultados na saúde. Há cinco anos no projeto, Maria pesava 69 quilos e hoje perdeu quase 10kg, enquanto Raimunda, que ingressou no projeto há duas semanas, afirmou que os problemas de saúde, como colesterol e pressão alta, foram amenizados através das atividades físicas.

As amigas Rosinei Saboia e Edilza Pinheiro, de 42 e 52 anos, estão há dois meses no projeto e vivenciam as mesmas experiências: qualidade de vida.

O espaço onde os treinos são realizados faz toda a diferença. A profissional é sempre receptiva e acolhedora com os alunos e nos motiva a não desistir dos desafios. Isto melhorou minha rotina, pois hoje tenho disposição e isto está fortalecendo meus músculos, melhorou a postura, alimentação, autoestima e os  ciclo  de amizade, respeito e disciplina, reforçou Rosi.

“O funcional foi uma coisa muito boa. Tenho problema de ansiedade e na época que comecei a frequentar eu tomava remédio controlado e hoje em dia não tomo mais, pois o funcional me trouxe benefícios. Antes eu tinha problemas nas articulações, braços e pernas doíam. entretanto, tornar o funcional como parte do meu dia a dia me livrou dos remédios controlados”, reforçou Edilza.

Leia mais

Feira do Panair é entregue totalmente revitalizada em Manaus

Marcilon Souza

Polícia busca jovem desaparecido no bairro Compensa

Marcilon Souza

Policial que atirou em mulher é solto após audiência de custódia

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais