O Centro de Manaus amanheceu em clima de mobilização neste domingo (21), contra a chamada PEC da Blindagem e contra a anistia dos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro.
Com cartazes, faixas e camisas estampando frases como “Sem anistia” e “Não à PEC da Bandidagem”, manifestantes caminharam de forma pacífica. Eles distribuíram panfletos explicativos e fizeram discursos em carros de som para alertar a população sobre os impactos da proposta.
A chamada PEC da Blindagem é amplamente criticada por juristas como um retrocesso institucional. Para os participantes do ato, a tramitação acelerada da proposta e a tentativa de anistiar envolvidos no 8 de janeiro representam um esforço para proteger políticos.
Além disso, eles afirmam que a medida visa o enfraquecimento das instituições e também a responsabilização de quem atenta contra a democracia.
Os organizadores afirmaram que a pressão popular é essencial para barrar mudanças. Na prática, os projetos transformariam o parlamento em um espaço menos sujeito a fiscalização e mais propenso à impunidade.