O presidente municipal do PRTB, deputado Fausto Júnior, anunciou que vai solicitar nesta quinta-feira, 19, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a retirada do partido da coligação “Avante Manaus” do candidato a prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). O motivo, denunciou o deputado, é que Almeida está sendo apoiado pelo governador Wilson Lima (PSC).
“Quero anunciar como presidente municipal do PRTB que amanhã (quinta-feira, 19), estaremos nos oficializando junto ao TRE a saída do PRTB da coligação (Avante Manaus) que apóia o candidato David Almeida. Eu, quando fui relator da CPI da Saúde, vi o estrago que foi feito na saúde do nosso Estado. Eu, como homem público, tenho a responsabilidade de não permitir que isso aconteça também na prefeitura. E com o meu apoio isso não vai acontecer”, alfinetou. O anúncio foi feito no final da sessão híbrida da Aleam, hoje.
Ele disse que se decepcionou com David Almeida por estar recebendo apoio nesta campanha do governador Wilson Lima (PSC) e utilizando a estrutura do governo do Estado.
“O PRTB não vai acabar com a sua coerência não de oposição, mas de independência de não concordar com o que está sendo feito sobre tudo na saúde. Esse câncer que hoje ocupa o Estado alcançou uma metástase para com a prefeitura. E, para a minha lamentável surpresa, porque nós acreditamos que a candidatura do David Almeida representasse o verdadeiro novo que fosse efetivamente mudar a história de Manaus nós percebemos a entrada da estrutura pra não falar outras coisas, da staff do grupo do Wilson Lima dentro da campanha do candidato David Almeida. Diante disso, eu quero fazer um anúncio que estou indignado e entristecido. Lamento muito porque perdemos a crença nessa candidatura”, afirmou.
Fausto chamou a atenção da população que assiste a Aleam pela televisão e pelas redes socais que fiquem atentos ao votarem para prefeito de Manaus.
“Tenho certeza que você que está nos assistindo pela TV e nas redes sociais não votaria em Wilson Lima para prefeito de Manaus. É isso que está acontecendo ao votar em David Almeida e nós não vamos compactuar com isso”, denunciou.
Também Alberto Neto
De acordo com Fausto outro candidato que recebeu o apoio da “maquina do governo” foi o capitão Alberto Neto (Republicanos), que disputou a Prefeitura de Manaus e terminou em 6º lugar no pleito.
“Venho de forma desapontada porque entendo que a população não pode ser enganada. No início desse pleito eu como presidente municipal do PRTB iniciei tratativas com os partidos da linha da direita que apoiam o presidente Bolsonaro e, nesse sentido, nós conversamos com o então candidato derrotado nesse pleito capitão Alberto Neto propondo entendimento. E para a minha triste surpresa, naquele momento nos foi negada a aliança porque o senhor Wilson Lima não deixou que o capitão Alberto Neto caminhasse com o PRTB. Nesse momento percebemos que ele ali era um comandado pelo governador Wilson Lima”, concluiu.
Evasivo
Procurado pela reportagem, o deputado Alberto Neto minimizou a denúncia e, em nota, respondeu que é, na condição de parlamentar, é “independente” e, que, durante o período da construção de alianças, na pré-campanha, conversou com vários partidos, como o PRTB, o PTB e o PMN e que isso é normal neste período. “Faço o melhor para o Amazonas”, finaliza a nota sem responder sobre ter recebido apoio da estrutura do governo de Wilson Lima.
Silêncio
O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com a assessoria do candidato a prefeito David Almeida e por e-mail com a Secretaria de Comunicação do governo, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.