28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
Política

PT não descarta possibilidade de concorrer às eleições para Prefeitura de Manaus

Com um ano antes das eleições municipais, o Partido dos Trabalhadores no Amazonas (PT-AM) não deve ficar de fora da disputa em 2024. Para o Portal AM1, o presidente do PT-AM, o deputado Sinésio Campos, afirmou que o partido prepara um nome para as eleições, mas que o mesmo deve ser aprovado na federação formada pelo PT, PCdoB e PV.

Nas eleições de 2022, o partido formou uma federação nacional com o PCdoB e o PV. Esse foi um novo modelo que estreou nas últimas eleições, e consiste na união de dois ou mais partidos para atuarem como se fossem um só.

Com isso, para que o PT tenha um candidato para concorrer às eleições para a Prefeitura de Manaus, é necessário que o nome seja aprovado pelos outros dois partidos. Nas eleições de outubro, por exemplo, a federação não lançou nenhum candidato ao governo e ao senado, mas apoiou a candidatura de Eduardo Braga (MDB), que tinha como vice Anne Moura (PT), e para o senado a federação apoiou a reeleição de Omar Aziz (PSD).

“O PT faz parte de uma federação com o PCdoB e PV, não existe uma candidatura mais de partidos que compõem uma federação de forma isolada. Agora temos que dialogar com esses dois partidos, e aí buscar uma coligação, que na verdade se amplia. Mas o primeiro passo é que o PT terá uma construção de uma candidatura, mas que passe também com a federação com o PCdoB e do PV”, destacou o deputado.

Nas últimas eleições municipais, o candidato do PT foi o ex-deputado federal Zé Ricardo. Em 2020, ele conseguiu ficar em terceiro lugar no 1º turno, tendo 14,28% dos votos válidos no pleito. Em 2016, quando disputou pela primeira vez a prefeitura, amargou em quarto lugar, com 10,99%.

 

 

Fonte: Amazonas1

Leia mais

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

Marcilon Souza

Presidentes do Brasil e da China assinam 37 acordos bilaterais

Marcilon Souza

“Planejar a morte de alguém não é crime”, diz Flávio Bolsonaro sobre plano de assassinato à Lula, Alckmin e Moraes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais