A Polícia Civil prendeu três homens e apreendeu uma adolescente de 17 anos, nesta terça-feira (1º/07), no município de Itacoatiara (AM). Eles são suspeitos de participar do assalto à joalheria Di Donna, ocorrido em junho deste ano no Amazonas Shopping, em Manaus.
Planejamento com antecedência
De acordo com o delegado Thomaz Vasconcelos, da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (DERFD), a adolescente e o namorado — que também participou do crime — visitaram a loja um dia antes do assalto. Sob o pretexto de comprar joias para uma formatura, o casal observou a rotina dos funcionários e o funcionamento do local, contribuindo diretamente para a execução do roubo.
Após o crime, os suspeitos se esconderam em uma área de mata de um sítio em Itacoatiara, onde mantinham a proprietária do imóvel em cárcere privado, impedindo que ela saísse ou pedisse ajuda.
Segundo o delegado Juan Valério, a operação de captura exigiu planejamento detalhado devido ao risco à vida de pessoas inocentes presentes no local.
“A localização era sensível. Tomamos todas as precauções, pois os criminosos podiam utilizar pessoas que estavam na residência como escudo”, explicou.
Durante a operação, um dos criminosos chegou a usar o próprio filho como escudo humano na tentativa de evitar a prisão. Além disso, a polícia descobriu que o grupo planejava novos assaltos após o caso “esfriar”.
Outros suspeitos
Até o momento, as autoridades identificaram três outros suspeitos. Mandados de prisão foram expedidos, mas ainda não cumpridos. A Polícia Civil segue com as investigações para localizar e capturar os demais envolvidos no roubo.
A ação da polícia é parte dos esforços para reforçar a segurança na capital e no interior do Amazonas, diante do aumento de casos de assaltos planejados por quadrilhas interestaduais. A população pode colaborar com informações por meio do 181 (Disque-Denúncia).