Uma menina de 7 anos foi diagnosticada com câncer de mama após a mãe perceber um caroço embaixo do mamilo. A doença pode sim atingir crianças e adolescentes, mas são casos raríssimos.
A família da pequena Maura Muñoz mora em Quillota, no Chile, e agora enfrenta o tratamento que começou com a retirada da mama que pouco havia se desenvolvido.
Patrícia, mãe da garotinha, contou ao programa 24horas, da Televisión Nacional de Chile (TVN), como foi que ela percebeu que algo estava errado com sua filha.
– Um dia eu estava dando banho nela e, depois de secar e passar creme, notei que ela tinha um feijãozinho embaixo do mamilo – conta ela que correu para procurar um médico.
E continuou:
– O médico me disse que o que a Maura tinha não era normal, que se eu esperasse muito isso iria crescer, mas ele nunca me disse que poderia chegar a isso. Isso foi em agosto e, em setembro [de 2022], descobrimos que Maura tinha câncer.
A mama foi retirada para evitar que o câncer se alastrasse mais. Agora os médicos aguardam os resultados dos exames para saber se houve metástase. Por se tratar de um caso raro, os oncologistas do Chile estão em contato com especialistas da Espanha que já trataram casos semelhantes.
A família de Maura pode precisar viajar para a Europa caso seja necessário fazer parte do tratamento com os médicos espanhóis.