O Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (SEREP) realizou, no dia 23 de março, operação no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios que resultou na apreensão de Skunk.
Com a atuação da Equipe K9 da Receita Federal, destaque para o agente canino Odin, o SEREP encontrou 51 gramas de Skunk escondidos em encomendas que estava sendo enviadas de Manaus para FlorianopĂłli/SC e SĂŁo Paulo/SP. Apesar da pequena quantidade o que chamou a atenção da fiscalização foi a forma que a droga estava camuflada. Parte da maconha encontrada estava dentro de um dicionário jurĂdico em uma encomenda que tambĂ©m continha um disco de Bob Marley, chocolates regionais e uma garrafa de cachaça. De acordo com o bilhete, encontrado junto aos produtos, eram presentes.
A Receita Federal alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estĂŁo ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras. Essas organizações criminosas, que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, utilizam-se do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações. É importante que a população se conscientize de que o que pode parecer uma “pequena transgressĂŁo” traz grandes prejuĂzos ao paĂs, contribuindo inclusive para a fragilização da segurança pĂşblica e promoção da concorrĂŞncia desleal.
A Receita Federal do Brasil informa à sociedade que permanece, mesmo durante a pandemia de Covid-19, realizando normalmente suas ações de combate ao contrabando e descaminho na cidade de Manaus.