A Equipe K9 da Receita Federal em Manaus realizou, no dia 17/05, operação de combate ao contrabando e descaminho no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios, que resultaram na apreensão 500g de cocaína. O fato inusitado é que a droga era o “recheio” de bonecos de pelúcia.
Após realização de análise de risco diversas encomendas foram separadas para procedimentos de fiscalização não invasiva. Ao serem verificados no escâner e passarem pelo crivo olfativo dos agentes caninos da Receita Federal, Odin e Deco, dois bonecos de pelúcia do personagem alienígena do filme Lilo & Stitch da Disney foram submetidos ao procedimento de verificação física.
Durante a verificação foi possível constatar a presença de cocaína diluída em um material que servia de enchimento dos bonecos, que estavam sendo enviados para a Espanha. A fiscalização avalia que os dois bonecos continham aproximadamente 500 g de cocaína. Outra encomenda separada para a verificação física continha uma panela elétrica com 279 g de skunk no seu interior e estava indo para Governador Valadares/MG.
Skunk no Aeroporto de Manaus
Para registro, no dia 09/05, a Equipe K9 da Receita Federal em Manaus apreendeu 9,7 kg de Skunk na bagagem de passageiro com destino Guarulhos/SP. Ao perceber a movimentação da fiscalização o passageiro fugiu.
Atividades da Receita Federal
A Alfândega do Aeroporto de Manaus informa que as ações de fiscalização e controle aduaneiro realizadas têm por objetivo evitar a circulação, no território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibe a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio local.
A Receita Federal também alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras. Essas organizações criminosas, que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, utilizam-se do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações. É importante que a população se conscientize de que o que pode parecer uma “pequena transgressão” traz grandes prejuízos ao país, contribuindo inclusive para a deterioração da segurança pública.