A Equipe K9 da Receita Federal em Manaus realizou hoje (9/12), durante a madrugada, operação de combate ao contrabando e descaminho no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, que resultou na apreensĂŁo de 14,7 kg de drogas ilĂcitas.
Durante procedimentos de controle aduaneiro no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foram identificadas bagagens suspeitas de conterem drogas ilĂcitas. As malas foram separadas e submetidas ao Raio-X, momento em que se comprovou os alertas dados pelos cĂŁes de faro Deco e Odin.
Duas bagagens foram submetidas ao procedimento de verificação fĂsica, o que permitiu constatar a presença de 14,7 kg de Skunk. O destino de uma mala, com 6,35 kg de skunk, era o Rio de Janeiro/RJ e pertencia a uma mulher de 25 anos. A outra mala, com 8,35 kg de skunk, era destinada Ă Guarulhos/SP e estava sendo levada por uma mulher de 18 anos.
A atuação da Receita Federal contra ilĂcitos
A Alfândega do Aeroporto de Manaus informa que as ações de fiscalização e controle aduaneiro que são realizadas tem por objetivo evitar a circulação, no território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibe a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio local.
A Receita Federal tambĂ©m alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estĂŁo ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras. Essas organizações criminosas, que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, utilizam-se do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações. É importante que a população se conscientize de que o que pode parecer uma “pequena transgressĂŁo” traz grandes prejuĂzos ao paĂs, contribuindo inclusive para a deterioração da segurança pĂşblica.