As Equipes de Vigilância e Repressão (EVR) da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e K9 da Receita Federal realizaram, na tarde do dia 21/07, operação de combate ao contrabando e descaminho no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e apreenderam 4,1 kg de Skunk.
Após realização de procedimentos de análise de risco a EVR e a Equipe K9, com os agentes caninos Deco e Odin, identificaram cargas suspeitas saindo de Manaus/AM para Guarulhos/SP. Os cães de faro sinalizaram positivamente para duas caixas de papelão, que foram separadas e submetidas ao raio-x, confirmando a presença de produto orgânico em seu interior. Ambas foram abertas e a fiscalização constatou a presença de 4,1 kg de Skunk, com valor avaliado em R$ 100 mil.
O skunk é produzido a partir do cruzamento genético e do cultivo hidropônico da planta Cannabis sativa, a mesma que dá origem à maconha. A droga é criada em laboratório através da manipulação de espécies com engenharia genética e tem uma concentração mais forte de THC (Tetra-hidro-canabidinol), substância psicoativa que age alterando os níveis de serotonina e de dopamina, os hormônios ligados às sensações de prazer e satisfação no cérebro., aumento de apetite por doces, olhos avermelhados, dilatação das pupilas, alucinações, etc.
A atuação da Receita Federal contra ilícitos
A Alfândega do Aeroporto de Manaus informa que as ações de fiscalização e controle aduaneiro realizadas têm por objetivo evitar a circulação, no território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibe a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio local.
A Receita Federal também alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras. Essas organizações criminosas, que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, utilizam-se do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações. É importante que a população se conscientize de que o que pode parecer uma “pequena transgressão” traz grandes prejuízos ao país, contribuindo inclusive para a deterioração da segurança pública.