33.3 C
Manaus
24 de agosto de 2025
Brasil

Receita Federal tem 48 horas para Regularizar de CPF com restrições para poder receber auxílio emergencial

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, suspendeu a exigência de regularização do CPF para concessão de auxílio emergencial por causa da pandemia do novo coronavírus.

A condição é uma das regras para que trabalhadores informais, autônomos e desempregados recebam as três parcelas de R$600 da ajuda do governo federal.

Segundo a decisão do juiz federal Ilan Presser, a Caixa Econômica Federal e a Receita Federal têm 48 horas para cumprir a decisão, sob pena de multa diária, no valor de R$5 mil.

A medida, definida na noite dessa quarta-feira (15), acata pedido feito pelo Governo do Pará.

Na ação, a Procuradoria-Geral do Estado do Pará alegou que a exigência tem contrariado medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, recomendadas pelas autoridades sanitárias, como o distanciamento social.

De acordo com a PGE, no Pará, para regularizar a situação do CPF, muita gente está se aglomerando nos prédios da Receita Federal, agências bancárias e dos Correios.

Como as aglomerações e filas tem ocorrido várias cidades brasileiras, o Ministério Público Federal solicitou que a decisão tivesse abrangência em todo o território brasileiro.

Para a PGE, a regularização do CPF pode ser feita após a concessão do benefício, sem prejuízos ao trabalho de segurança contra fraudes nas instituições.

A Advocacia-Geral da União ainda pode recorrer. Antes da decisão da Justiça Federal, a AGU havia informado que já tem conhecimento da ação do governo do Pará e que apresentaria manifestação no prazo legal.

Fonte: EBC

Leia mais

Criminosos invadem residência e executam jovem com 16 tiros em Imperatriz, no Maranhão

Matheus Valadares

Jovem resiste à prisão, mata policial e faz transmissão ao vivo de reféns no Amapá

Matheus Valadares

Jovem morre após reação alérgica durante tomografia em hospital de SC

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!