9 de dezembro de 2025
DestaquesPolítica

Projeto de dosimetria reduz pena de Bolsonaro e é pautado na Câmara

O relatório do projeto de dosimetria apresentado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) prevê reduções de pena que podem beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses por tentativa de golpe.

O substitutivo não prevê anistia, apesar da pressão de parlamentares bolsonaristas. A proposta sugere cortes de pena conforme o tipo de condenação. No caso de Bolsonaro, a redução seria de 50%, já que ele foi condenado também por liderança de organização criminosa. Segundo o líder do PL, a pena cairia para cerca de dois anos e três ou quatro meses em regime fechado. O deputado Sóstenes Cavalcante afirmou que Bolsonaro foi informado e autorizou o acordo.

O texto também prevê redução de um terço a dois terços para quem atuou “em contexto de multidão”, desde que não tenha financiado ou liderado os atos. A diminuição também valeria para quem cumpre prisão domiciliar.

O presidente da Câmara pautará o projeto ainda hoje, conforme comunicado de Hugo Motta (Republicanos-PB). Paulinho afirma que o objetivo é corrigir excessos e “virar a página”.

A proposta também elimina a soma das penas para crimes como golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito — ponto solicitado por diversas defesas. Antes, o ministro Alexandre de Moraes havia negado aplicar esse entendimento ao caso de Bolsonaro, alegando pluralidade de condutas distintas.

 

 

Leia mais

Tribunal do Crime captura homem que matou mãe de Isabelly Aurora

Matheus Valadares

Glauber Braga é retirado à força da Câmara e jornalistas são empurrados

Matheus Valadares

Panela de pressão explode e incêndio deixa sete pessoas intoxicadas em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!