A requalificação das feiras e mercados da capital amazonense já deu um novo fôlego na rotina de 300 permissionários e usuários desses espaços públicos, que por anos foram impactados pela falta de investimentos e melhorias. Com o programa de reformas lançado no início da gestão do prefeito David Almeida, em parceria com o governo do Estado, a Prefeitura de Manaus já entregou oito unidades totalmente revitalizadas ao longo de 1.000 dias.
Além da reestruturação das feiras e mercados, a prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), avançou em suas ações com a criação da primeira “Feira Flutuante” do Brasil, que beneficia os permissionários durante o período da cheia dos rios; apoio à agricultura familiar, com o primeiro Plano Safra Manaus; programa “Manaus+Agro”, contemplando os avicultores e piscicultores; ordenamento do comércio informal; e capacitação dos feirantes.
Herivelton Bezerra, de 43 anos, é um dos permissionários cujas obras mudaram a sua realidade e o fizeram ser empreendedor dentro da feira do Japiim. “Fui abençoado por Deus, e por essa gestão humanizada. Antes, tinha apenas uma banca externa, muito simples. Hoje, tenho um boxe interno, onde trabalho com café da manhã, dentro das normas da segurança sanitária. Agora sou empreendedor, emprego mais três pessoas, gero renda e sustento minha família. Tudo isso mudou em pouco tempo. Gratidão a todos que, de maneira direta, mudaram minha vida. Que venham mais 1.000 dias de grandes realizações”.
Consideradas um marco da atual administração, as obras de reforma transformaram diretamente a vida de permissionários alocados nas feiras do Parque 10, zona Centro-Sul; do Quarentão e da Glória, zona Oeste; do bairro da Paz, na zona Centro-Oeste; do São Francisco e o Mercado Carneiro da Mota, zona Sul; além do Mercado Municipal Jorge de Moraes, na mesma zona.
O prefeito de Manaus, David Almeida, afirmou que a reforma das feiras e mercados da cidade é a realização de um sonho. “Um sonho que será realizado ao menos 33 vezes, graças à parceria da prefeitura com o governo do Amazonas. Nós estamos reinventando a história da cidade. Estamos trabalhando para dar a nossa cidade o que há de melhor em administração pública. Esse é o padrão que nós queremos para as feiras e mercados de Manaus. E tudo isso estamos fazendo para melhorar a qualidade de vida na capital amazonense”.
As revitalizações
Dentre as revitalizações, a feira do Japiim, localizada na avenida General Rodrigo Otávio Jordão, zona Sul, que estava há 40 anos sem manutenção, foi entregue no mês de março deste ano, com novo telhado, forro, banheiros com acessibilidades, iluminação nova, revitalização dos boxes, piso e identidade visual moderna. O espaço foi todo revitalizado, além de ser contemplado com o embelezamento da parte externa, a instalação de um jardim e a reforma do complexo da feira do Japiim, onde aproximadamente seis boxes, além de uma parada de ônibus, foram totalmente reestruturados.
“Herdei o amor e o ofício de ser feirante. Nasci dentro desta feira. Meus pais sustentaram a família trabalhando aqui. Desde criança, aprendi a me envolver na rotina do mercado, observando meus pais trabalharem arduamente. Atualmente, vivo desse ofício, e minha felicidade é enorme, quase que indescritível, após a reforma do espaço. Eu vivia aqui exclusivamente por amor, mas sem expectativa de crescimento profissional”, completou o permissionário Herivelton Bezerra.
A reforma que chegou até a feira do Japiim também vem alcançando outros pontos da cidade. Dentre as entregas mais recentes está a da feira da Glória. A estrutura estava sem reforma há mais de 30 anos e agora está mais ampla e moderna, com novos piso e telhado, banheiro, acessibilidade, revestimento cerâmico, forro e, ainda, nova identidade visual, padronizando o local no molde das outras feiras e mercados já entregues pela administração municipal.
Investimento nas estruturas
A reforma das feiras e mercados da capital foi apresentada pela gestão municipal em junho de 2021. O valor direcionado a essas estruturas teve início em um convênio firmado com o governo do Estado, para a realização de dezenas de obras. Entre as quais, a revitalização de 30 feiras e mercados da capital. O projeto foi além e outras oito feiras serão reformadas a partir de recursos do próprio Tesouro municipal e de emendas parlamentares, totalizando a reforma de 33 estruturas da capital, além da construção de três novas feiras (Mutirão, Viver Melhor e Panair).
De acordo com o secretário da Semacc, Wanderson Costa, até o final de 2024, todas as obras serão entregues para a população. “Estamos trabalhando muito nas reformas. Entregamos oito espaços revitalizados, onde alguns estavam praticamente abandonados, insalubres e sem humanização alguma. A determinação do prefeito David Almeida é mudar essa realidade, e estamos trabalhando para isso. Mais 30 feiras estão com processo de obras, e vamos concluir as obras até o fim de 2024”, concluiu Costa.
Com as reformas das feiras de Manaus, a prefeitura tem buscado modernizar esses espaços para oferecer melhores condições, tanto aos permissionários quanto aos clientes que os frequentam. Muitos desses lugares estão sendo entregues com equipamentos novos, condicionadores de ar e internet Wi-Fi grátis.