25.3 C
Manaus
3 de abril de 2025
DestaquesPolítica

Renan Calheiros é oficializado como líder da Maioria no Senado

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi oficializado nesta sexta-feira (10) no cargo de líder da Maioria no Senado. O martelo foi batido em meio a uma disputa entre os partidos da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A liderança da Maioria cabe ao bloco partidário com o maior número de senadores, do qual Calheiros é integrante.

O processo para que Renan chegasse ao posto de líder foi marcado por desentendimentos entre os parlamentares dos dois maiores blocos do Senado. No dia 3 de fevereiro, Calheiros afirmou que o grupo formado por PSD, PT e PSB era fruto de “fogo amigo” contra MDB e União Brasil, duas siglas com um número expressivo de senadores.

– MDB e UB [União Brasil] foram furados pelo Diário do Congresso com o bloco PT/PSB/PSD, que iria para a liderança da maioria – declarou.

O senador alagoano ainda afirmou que a alternativa que sobrou a seu partido e ao União Brasil foi juntar-se ao Podemos, PSDB, PDT e Rede em um bloco maior. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), por sua vez, rebateu Renan e disse que o acordo teria sido descumprido pelo líder do MDB, Eduardo Braga (AM).

– Furo foi do MDB que fez acordo com a presença do líder Eduardo Braga e não cumpriu, foi pedir ajuda para Sergio Moro para garantir a maioria – declarou Eliziane.

O tamanho dos blocos partidários possui um grau de importância pelo fato de que define, além da liderança da Maioria, a ordem de prioridade para indicar integrantes das comissões da Casa.

Na atual configuração, o grupo de Renan, intitulado de Bloco Parlamentar Democracia, possui 30 congressistas. Já o bloco intitulado Resistência Democrática, do qual Eliziane faz parte, possui 28 senadores.

Leia mais

Apagão afeta Manaus e interior do Amazonas na noite desta quarta-feira, 3

Matheus Valadares

Estudante é atropelada na faixa de pedestres no bairro Colônia Terra Nova

Matheus Valadares

Ministro Moraes arquiva pedido de prisão preventiva contra Bolsonaro

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>