Funcionários de proteção da vida selvagem na Austrália tomaram a decisão de sacrificar 90 falsas-orcas encalhadas em uma praia na Tasmânia. As condições adversas do oceano tornaram impossível levá-las de volta ao mar.
Mais de 150 baleias foram encontradas encalhadas perto do Rio Arthur na costa oeste da ilha na terça-feira (18) à noite, segundo o Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tasmânia.
Nesta quarta-feira (19) de manhã, apenas 90 ainda estavam vivas e, embora os socorristas tenham tentado enviar duas de volta ao mar, o vento e o mar agitado fizeram com que elas retornassem imediatamente à costa.
“É muito agitado, e os animais simplesmente não conseguem passar pela quebra para sair. Eles continuam se virando e voltando para a praia”, comunicou Shelley Graham, controladora de incidentes do Tasmania Parks & Wildlife Service.
Imagens mostraram as baleias espalhadas pela praia, algumas meio enterradas na areia, enquanto outras estavam presas em águas rasas perto de afloramentos rochosos.