26.3 C
Manaus
22 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Retomada gradual da economia em Manaus: ‘se não morrermos de Covid, vamos morrer de fome’ dizem vereadores

Manaus - AM 24.03.2020. Decreto fecha comércio não essencial. Foto: Lucas Silva

 Na sessão da Câmara Municipal de Manaus desta manhã (15), vereadores voltaram a falar sobre a retomada gradual da economia em Manaus e salientaram as dificuldades pelas quais tem passado pequenos comerciantes e setores informais que não possuem fundos para subsistir em meio aos decretos da Covid-19.

Além dos comerciantes, a categoria cultural da cidade, entre os quais se destacam os músicos, estão passando por extrema necessidade com o impacto econômico que afetou casas de show, bares e restaurantes. Muitos estão sendo despejados por não estarem conseguindo pagar seus impostos e alugueis, afirmou um dos vereadores.

Na sessão, fora lembrada também que a retomada gradual da economia em Manaus é uma questão ética: ”enquanto muitos trabalhadores estão endividados e começam a passar fome, o crime organizado não segue decreto e continua com a lucrar com o tráfico e festas clandestinas”.

Com um novo surto da Covid, o comércio não essencial está proibido de abrir desde o dia 2 de janeiro deste ano, e a circulação de pessoas também está restrita em todos os municípios.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio), Aderson Frota, ressalta que houve um decréscimo no número de empregos em relação aos últimos cinco anos.

“O que se observa é que o mercado realmente encolheu. Primeiro tivemos muitos percalços, grandes oscilações nas vendas, um momento muito difícil e isso está refletindo no total dos números do Caged. As admissões foram mais positivas que os desligamentos, mas se você observar o número total, houve um decréscimo ao longo desses últimos cinco anos”, afirmou.

Leia mais

Militares resgatam os corpos de mãe e filha após acidente em Iranduba

Matheus Valadares

Flamengo e Vasco empatam em 1 a 1 no Maracanã e Cruzmaltino segue sem vencer rival no Brasileirão

Matheus Valadares

Vasco enfrenta Flamengo e busca quebrar jejum de vitórias no clássico carioca

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!