23.3 C
Manaus
8 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Retroescavadeira doada aos agricultores foi utilizada para pavimentar rua onde mora o prefeito de Humaitá

FOTO/REPRODUÇÃO

O Ministério Público decidiu investigar a prefeitura de Humaitá, interior do Amazonas por suposto crime de responsabilidade. A decisão está publicada no Diário Oficial, do dia 9 de maio.

A empresa citada na decisão se chama Donizete da Costa Eireli, CNPJ 30.522.766/0001-05. De acordo com as informações, a contratada estaria utilizando a retroescavadeira, doada pelo Governo Federal, para executar uma obra de pavimentação na rua Ailton Neves. A via, cuja obra acontecia ao lado da casa do prefeito Dedei Lobo, liga o Conjunto Uruapira com o Conjunto das 500 Casas.

A decisão está fundamentada na denúncia do vereador Jônatas Santos Nascimento, durante um discurso na tribuna, em agosto de 2023. A nova retroescavadeira faz parte de um projeto chamado Calha Norte e visa atendimento à agricultura familiar. Todavia, segundo o vereador, a empresa contratada não tem direito de utilizar um equipamento da prefeitura.

“Essa obra que liga o conjunto já tem um orçamento direcionado para ela. O próprio contrato estabelece que a empresa tem direito de contratação de 30% terceirizado dela. Porém, como a empresa vai terceirizar, quando a própria prefeitura, que é contratante, já assinou com a contratada?!. A empresa tem a total responsabilidade dela.”, disse.

Além disso, Jônatas reforçou que os agricultores precisaram levantar R$ 20 mil, com vendas de farinha, macaxeira e até tirando dinheiro do Bolsa Família para recuperar o ramal. Segundo o vereador, não houve menor participação do poder público.

Na visão do desembargador Wesley Machado, os fatos citados incorrem em crime de responsabilidade. Fica determinado à 2ª Promotoria de Justiça de Humaitá/AM investigar o caso.

VEJA A DECISÃO

Leia mais

Presidente do Equador sobrevive a atentado em meio à onda de protestos no país

Matheus Valadares

Preso em Manaus suspeito de aplicar golpes com empresas falsas

Matheus Valadares

Conselho de Ética abre processos contra Marcos Pollon, Van Hattem e Zé Trovão por motim na Câmara

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!