10 de janeiro de 2026
BrasilDestaques

Ricardo Eletro tem falência decretada

PAÍS| A Justiça de São Paulo decretou nesta quarta-feira (8) a falência da rede varejista Ricardo Eletro, controlada pela Máquina de Vendas, após dois anos do pedido de recuperação judicial da companhia, quando as dívidas acumulavam mais de R$ 4 bilhões e 300 lojas físicas foram fechadas.

Conforme antecipação do Jornal Valor Econômico, a falência foi decretada pelo juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central de São Paulo.

Nesta quinta-feira (9), a empresa entrou com recurso junto à 2ª Câmara de Direito Empresarial de São Paulo. A varejista se diz surpresa com a decisão e afirma que o esvaziamento refere-se “a ajuste contábil feito pela baixa de estoque operacional decorrente do fechamento de lojas, e como é esperado, houve ajuste para saldo de estoque”, informa. Ainda nega que tenha ocorrido esvaziamento por “fraude ou desvio de valores”.

O recurso ainda afirma que a decisão judicial gera maior insegurança para a marca, e que a empresa busca retomada das atividades com plano de recuperação judicial e reestruturação das dívidas.

A empresa é presidida por de Pedro Biachi, ex-executivo da empresa de reestruturação Starboard. Segundo documentos do plano de recuperação, a Máquina de Vendas Brasil (dona da Ricardo Eletro) é controlada pela MV Participações, que por sua vez tem 90,3% de suas ações nas mãos de um fundo de participações.

Leia mais

Morre Manoel Carlos, autor de clássicos da teledramaturgia brasileira, aos 92 anos

Matheus Valadares

Amazonas FC estreia no Barezão 2026 neste sábado (10)

Matheus Valadares

Clima esquenta na Casa de Vidro do Norte após troca de farpas entre Ricardinho e Brigido

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!