O governador Roberto Cidade vistoriou, nesta quarta-feira (24), duas importantes obras da área da saúde em Manaus: a primeira Escola de Saúde Pública do Amazonas (ESP/AM). Ela está localizada no bairro Aleixo, e a nova Policlínica e Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul (CHS). Além disso, segue em fase final de preparação para entrar em funcionamento.
As unidades fazem parte do plano de ampliação e modernização da rede estadual de saúde, com foco na qualificação dos profissionais e na ampliação da capacidade de atendimento à população.
“Estamos fazendo muitos investimentos na área da saúde. Vamos entregar nos próximos dias esse Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul, que terá capacidade para atender mais de 800 pessoas por dia. Nosso objetivo é preparar cada vez mais a estrutura da saúde para oferecer um atendimento de qualidade à população”, afirmou o governador.
Primeira Escola de Saúde Pública do Amazonas
A nova Escola de Saúde Pública foi criada para fortalecer a formação e a qualificação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. A estrutura reunirá programas de residência médica e multiprofissional, cursos técnicos, especializações, projetos de pesquisa e iniciativas voltadas à inovação na área da saúde.
A expectativa é que a unidade alcance mais de 24 mil servidores da rede estadual. Desse modo, funcionará como um centro estratégico de educação permanente e aperfeiçoamento profissional.
Entre os programas previstos estão residências médicas em Psiquiatria e Psiquiatria Forense, além de residências multiprofissionais voltadas à saúde da mulher e enfermagem em neonatologia.
Outro destaque será a oferta de um mestrado interinstitucional em Modelos de Decisão e Saúde. Ele possui parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 30 vagas destinadas a servidores da área.
A escola também contará com cursos técnicos e especializações desenvolvidos em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), disponibilizando centenas de vagas para profissionais da saúde e comunidade.
Novo Hospital-Dia
Durante a agenda, Roberto Cidade também acompanhou o andamento das obras da nova Policlínica e Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul. Ademais, inauguração está prevista para o início de julho.
A unidade possui planejamento para ampliar o atendimento ambulatorial especializado e dar suporte aos pacientes após a alta hospitalar. Portanto, isso contribuirá para melhorar o fluxo assistencial do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e do Instituto da Mulher Dona Lindu.
A estrutura oferecerá atendimento nas especialidades de ginecologia, mastologia, ortopedia e urologia. O acesso ocorrerá por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).
Além dos consultórios médicos e multiprofissionais, a unidade contará com seis leitos para procedimentos e observação de curta permanência, sala de raio-X, salas de procedimentos e áreas de apoio assistencial.
Segundo o Governo do Amazonas, as obras civis já chegaram a conclusão e as equipes trabalham nos ajustes finais da fachada e da infraestrutura externa.
