O horário eleitoral dos candidatos à Presidência da República começa no sábado (27) com o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) lançando seu nome na disputa. O PTB foi sorteado como o partido que abrirá o primeiro dia da propaganda dos presidenciáveis, por isso, Jefferson será o primeiro a aparecer em cadeia nacional no horário eleitoral gratuito.
O líder do PTB na Câmara, Paulo Bengston (PA), avaliou que a campanha presidencial do ex-presidente do partido é uma forma de ele suprir a limitação de comunicação imposta pela prisão, que foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
– Ele vai fazer a campanha para ter algum tipo de voz já que ele perdeu as redes sociais. Deve usar para falar a versão daquilo que ele acha que aconteceu com ele e pedir voto para o 14 como uma forma de fortalecer os votos de legenda nas bancadas [da Câmara] – declarou.
O PTB escolheu Jefferson como candidato ao Palácio do Planalto no dia 1° de agosto, durante convenção realizada em Brasília. Em vídeo transmitido no evento, o ex-deputado declarou que sua candidatura não seria para se opor à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas para “somar forças”.
– Agora, em 2022, Bolsonaro se candidata à reeleição sozinho, contra tudo e contra todos, enquanto a esquerda se apresenta como um polvo com vários tentáculos na forma de múltiplas candidaturas, preenchendo todos os nichos possíveis desse eleitorado. Essa estratégia tem dado certo para a esquerda no mundo todo – disse.
A ordem de exibição do horário eleitoral para presidente no primeiro dia foi estabelecida por sorteio. Já nos dias seguintes, os candidatos que veicularem as propagandas em último lugar na data anterior serão os primeiros a apresentá-la, veiculando-se as demais na ordem do sorteio.
Confira abaixo como ficou a ordem sorteada para o dia de estreia:
1° – Roberto Jefferson (PTB)
2° – Soraya Thronicke (União Brasil)
3° – Felipe D’Ávila (Novo)
4° – Lula (PT)
5° – Simone Tebet (MDB)
6° – Jair Bolsonaro (PL)
7° – Ciro Gomes (PDT)